Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
10/06/2021 - 12h19m

Adapec participa da 4ª Reunião do Bloco IV sobre retirada da vacinação contra febre aftosa

Dinalva Martins-Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação ADAPEC
Tocantins participa de reunião com agentes do mesmo bloco com vistas à retirada da vacinação contra febre aftosa --
Tocantins participa de reunião com agentes do mesmo bloco com vistas à retirada da vacinação contra febre aftosa --

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa da 4º Reunião do Bloco IV sobre o  Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), nesta quinta-feira,10, virtualmente. O objetivo é discutir, avaliar e acompanhar o andamento das ações para traçar metas que resultarão na evolução do status de país livre da febre aftosa sem vacinação.

O Tocantins tem a perspectiva de remover a vacinação no segundo semestre de 2022. A conquista trará benefícios a toda a sociedade. "Estamos trabalhando muito para cumprir todas as exigências e sairmos vitoriosos com a evolução da condição sanitária, sabemos o tamanho da nossa responsabilidade, que envolve toda a cadeia produtiva", disse o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende.

Participaram representantes que fazem parte do bloco, além do Tocantins, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  o Plano foi traçado para ser executado em período de 10 anos, de 2017 a 2026.  Um dos seus objetivos é a substituição gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, que implica na adoção de diversas ações a serem desenvolvidas em âmbito municipal, estadual e nacional, com o envolvimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO), setor privado, produtores rurais e agentes políticos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente