Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
13/11/2015 - 22h09m

Agência Tocantinense de Saneamento garante água tratada em Mateiros

Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins 
Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins
Arlindo Lopes (C), orienta atividades num dos poços artesianos em Mateiros
Arlindo Lopes (C), orienta atividades num dos poços artesianos em Mateiros
  • Diretor Arlindo Lopes (C), analisa com técnicos, as ações na ETA da ATS, em Mateiros
  • Serviço de extensão de rede vai atender a centenas de famílias em Mateiros

Com investimentos de quase R$ 400 mil, o governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), está executando uma série de obras na cidade de Mateiros, a 390 km de Palmas. As ações, que serão inauguradas no dia 4 dezembro, já garantem qualidade de vida aos moradores, que desde setembro consomem água tratada. O próximo passo é o combate ao desperdício.

A ATS iniciou as atividades em Mateiros ainda em julho deste ano, com o início da implantação de 1.900 metros de extensão de rede, levando água encanada para centenas de residências em vários setores. Paralelo a isso, iniciou a reforma, manutenção e urbanização dos dois poços artesianos e da Estação de Tratamento de Água (ETA), responsáveis pelo fornecimento à população.

Uma das principais metas da ATS, junto com os investimentos em execução é levar conscientização a cada consumidor, para que se evite o desperdício de água. Há alguns meses, mesmo com a forte estiagem, era comum ver moradores de alguns setores usando água encanada para molhar a rua ou a grama do quintal, enquanto num outro setor, o vizinho estava sem água devido ao gosto desnecessário no caminho percorrido pela água no encanamento.

A artesã Francilene Alves Pereira, conta que o período sem água encanada marcou um tempo difícil para ela e a família, mas que agora tudo mudou com os investimentos da ATS. "Era muito complicado, pois passamos o dia sem água e de noite é que armazenávamos para usar no outro dia", conta. "Tomar banho de chuveiro, nem pensar. Foi assim por cinco meses, devido ao desperdício com os outros [moradores] molhando planta e a rua", acrescentou.

Além do banho no chuveiro, a artesã passou a ter também água tratada. "Melhorou. Eu tenho uma filha que não podia tomar água sem cloro e por isso eu tinha que ficar levando uma garrafinha sempre que saíamos. Agora ficou bem melhor", afirmou.

O comerciante Hélio Pereira Santos, conhecido na cidade como Neca, relatou que, junto com a água encanada e tratada em seu estabelecimento, veio um tempo bom para ele e a família. "Só pelo fato de a água ser tratada a gente já fica muito satisfeito. Melhora muito a qualidade de vida, pois antigamente sempre faltava água. Dentro de um mês, faltava [água] dez ou doze dias. O que a gente espera é que a água continue para a hora que precisarmos", comentou.

Regularidade

Par o diretor de Produção da ATS, Arlindo Lopes, o problema em Mateiros não é a estiagem. "Não falta água em Mateiros. O problema é o desperdício. Com a vazão dos poços um pouco menor, devido à estiagem, a gente acaba flagrando muitos moradores usando água de forma indevida", comentou.

Em Mateiros, os moradores ainda não pagam pela água consumida. Mas isso está com os dias contados. Arlindo Lopes explicou que, junto aos novos investimentos, ocorrerá também a instalação de centenas de hidrômetros, e cada residência vai pagar conforme o consumo no mês. "Sabemos que nem todos causam desperdício, mas essa é uma ação que só vai se resolver quando cada um passar a pagar", explicou.

Segundo Arlindo Lopes, a cerimônia de inauguração poderá ter a presença do governador Marcelo Miranda. Até lá, tudo já estará pronto. A lista completa consta: 1900 metros de extensão de rede, hidrometação, água tratada, palestra de educação sanitária e ambiental, reforma, urbanização e medição de pressão dos dois poços artesianos e também a reforma do reservatório.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente