Agenda Cidadã está fortalecendo as relações positivas entre gestores e Tribunal de Contas, avalia ATM - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
22/10/2019 - 15h57m

Agenda Cidadã está fortalecendo as relações positivas entre gestores e Tribunal de Contas, avalia ATM

Victor Morais/Ascom ATM 
Foto: Divulgação

Prefeitos, secretários e servidores de dez Municípios da Região Central do Tocantins participaram nesta segunda-feira (21), em Paraíso, do Agenda Cidadã â?? evento técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que visa capacitar agentes municipais sobre "Governança e Tecnologia", tema do encontro. Pela avaliação da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o Agenda Cidadã está fortalecendo as relações positivas entre gestores municipais e o TCE.

A afirmação é do representante da ATM no encontro, o prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro. "O tribunal se dispõe a organizar um evento voltado para nós gestores, coloca seus conselheiros para nos orientar sobre os diversos processos que envolvem o uso de recursos públicos, além de trazer parceiros com mensagens de apoio e incentivo as nossas gestões. Estamos vivenciando com muita alegria uma nova relação, mas positiva e profícua", disse.

Prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro

O raciocínio do prefeito de Barrolândia é acompanhado pelo prefeito em exercício de Paraíso, Celso Morais. "O fato é que o Tribunal de Contas perdeu aquela imagem negativa que nós gestores tínhamos da Corte, devido às punições e desaprovações de contas. Hoje temos uma nova imagem do TCE, de órgão parceiro, que está junto de nós para capacitar. Importantíssimo as orientações, pois retiram nossas dúvidas e evitam eventuais erros nas prestações", disse o anfitrião do encontro.

Agenda Cidadã

Em 2019, o Agenda Cidadã já foi realizado em Gurupi, para 25 municípios da Região Sul que compõem a 4ª relatoria do TCE. Em seguida, foi a vez de Porto Nacional receber o evento, direcionado para 22 municípios da Região Sudeste, que compõem a 3ª relatoria. Em Paraíso, a capacitação foi voltada para dez municípios da Região Central que compõem a 6ª relatoria. São eles: Aparecida do Rio Negro; Barrolândia, Chapada de Areia; Lajeado; Miracema do TO; Monte do Carmo; Palmas; Paraíso; Pugmil e Santa Tereza.

A novidade dos encontros nesse ano foram as palestras objetivas e rápidas, sendo que ao mesmo tempo haviam estandes de diversas áreas que permitiram aos participantes resolver dúvidas e analisar questões específicas de cada cidade. Paralelamente, ocorreram oficinas de informática nas carretas de tecnologia da Federação das Indústrias â?? FIETO, parceira do projeto.

Evitar o erro

Em mais uma participação no Agenda Cidadã, o prefeito de Marianópolis, Isaias Piagem, disse que as orientações sobre contratação de servidores foi o que mais lhe chamou a atenção. "Por meio das orientações nós percebemos que as contratações que estavam sendo realizadas em nosso Município podem ser aperfeiçoadas, principalmente para garantir economicidade. O fato é que nenhum de nós (gestores) queremos cometer erros. Contudo, isso eventualmente ocorre, mas por falta de orientação. Essa aproximação com o Tribunal de Contas é muito importante para a qualidade de nossas gestões", destacou Piagem.


Prefeito de Marianópolis, Isaias Piagem (esq) e prefeito de Monte do Carmo, Cléo (dir).

Demais encontros

Nesta quinta-feira (24), ocorre o quarto encontro do Agenda Cidadã, dessa vez em Guaraí, na Câmara de Vereadores, destinado aos Municípios da Região Centro Norte, que compõe a 1ª relatoria. Já no dia 31 de outubro, o encontro será em Araguaína, no Espaço Festa, desta vez para os Municípios da Região Norte e Bico do Papagaio, que compõe a 2ª e 5ª relatoria, respectivamente.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente