Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
04/04/2017 - 12h04m

Agrotins 2017 apresentará tecnologias para produção de energia sustentável

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins 
Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
O biodigestor, sistema capaz de gerar energia renovável (biogás) produzida com dejetos de animais, a exemplo de suínos e aves
O biodigestor, sistema capaz de gerar energia renovável (biogás) produzida com dejetos de animais, a exemplo de suínos e aves

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Gerência de Agroenergia e Florestas, apresentará, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017), diversas tecnologias de uso renovável para uso no campo e na cidade. Este ano, a feira traz como tema Água, a sustentabilidade da vida, e será realizada de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

Uma das novidades é a apresentação do biodigestor, sistema capaz de gerar energia renovável (biogás) produzida com dejetos de animais, a exemplo de suínos e aves. O gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Carreira, explica que a produção de biogás é feita a partir da decomposição dos dejetos em um biodigestor anaeróbico, ou seja, um reator químico que, por meio da ação de bactérias dentro de determinados limites de temperatura, umidade e acidez, transforma a matéria orgânica em gás metano, gerando, assim, energia elétrica ou térmica.

"O biodigestor, além de produzir gás, limpa os resíduos não aproveitáveis de uma propriedade agrícola e gera biofertilizante. Ele também é considerado por alguns como um poço de petróleo, uma fábrica de fertilizantes e uma usina de saneamento, unidos em um mesmo equipamento", complementou Carlos Carreira.

Miniusina

A miniusina para produção de etanol também será apresentada na Agrotins 2017. O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus Palmas. A intenção é mostrar a cultura da batata-doce como fonte de matéria-prima para o etanol.

Durante os cinco dias de feira, diversas empresas do segmento energético estão mostrando, in loco, as possibilidades inovadoras do uso sustentável de energia, principalmente por meio da energia solar.

Segundo Carlos Carreira, a intenção é mostrar, aos produtores e visitantes, as inovações sustentáveis no segmento de agronergia e florestas. "Portanto, iremos mostrar as diversas alternativas de uso energético renovável. A Agrotins é um dos locais ideais para mostrar estas tecnologias importantes economicamente, socialmente e ambientalmente", enfatizou ressaltando que, este ano, na Feira, o estande da Agroenergia funcionará utilizando energia solar.   

Agrotins

A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente