Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
19/02/2018 - 16h42m

Araguatins, Aurora e Lajeado sobem no Mapa do Turismo

T1 Noticias 
Rio Azuis , o segundo menos rio do mundo está no município de Aurora.

O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. As cidades de Araguatins, Aurora e Lajeado foram elevados na análise por terem apresentado crescimento no setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

 

De acordo com a nova categorização, a cidade de Araguatins passa agora a poder contar com até R$ 400 mil por ano para realização de festejos, enquanto Aurora do Tocantins e Lajeado com R$ 150 mil cada.

 

"A melhoria na classificação de destinos como Araguatins, Aurora do Tocantins e Lajeado mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços", avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

 

De acordo com o Ministério do Turismo, esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.

 

Brejinho cai

Por outro lado, o município de Brejinho de Nazaré teve redução de categoria.  Com a atualização, a cidade está temporariamente de fora da lista dos municípios aptos a receber recursos do governo federal para este fim.

 

Nova atualização

Importante ressaltar que a categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima edição da categorização, quando os dados dele serão novamente considerados, ele poderá mudar de categoria.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente