Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
07/09/2015 - 17h44m

Assinaturas de contratos do Minha Casa Minha Vida começam na próxima quarta-feira 9

Gabriela Glória / Governo do Tocantins 
Divulgação
Apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida para servidores públicos
Apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida para servidores públicos

Os primeiros contratos do Programa Minha Casa Minha Vida para servidores públicos serão assinados na próxima quarta-feira, 9. O evento acontecerá no auditório do Palácio Araguaia, às 15 horas, com a presença do governador Marcelo Miranda, representantes da Caixa Econômica Federal, servidores contemplados e demais autoridades.

O programa, pioneiro no Brasil, é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh) em parceria com o Ministério das Cidades e Caixa.

Na ocasião, serão assinados 56 contratos relativos a dois blocos de apartamentos do Residencial Netuno, localizado em área doada pelo Estado na Quadra Arne 61, em Palmas. Os apartamentos serão de 61,47 m², com dois quartos, sendo uma suíte.

Para o titular da Sedruh, Aleandro Lacerda, essa é uma fase importante do programa, que está totalmente validado com relação às normativas técnicas, jurídicas e financeiras. "Esse é um momento de concretização do programa e mostra que o Estado está inovando ao criar e promover situações que permitem aos servidores terem mais qualidade de vida com o acesso à moradia", destacou.

O imóvel terá um custo de R$ 133.150,00 para o servidor, sendo que no mercado imobiliário, um imóvel nas mesmas condições custa cerca de R$ 180.000,00. Além do preço mais acessível, o programa vai oferecer boas condições de pagamento como menor taxa de juros (a partir de 5,5% ao ano) e subsídio. O financiamento prevê uma entrada que será de no mínimo 10%, podendo variar de acordo com a renda, e até 30 anos para quitação. Durante o prazo de obra, o comprador paga apenas a amortização dos juros.

2ª etapa do cadastro

Após a assinatura dos primeiros contratos, haverá uma segunda etapa para cadastro de novos servidores. Dois postos de atendimento serão montados, um na Sedruh e outro na Secretaria Municipal de Habitação. Além de tirar dúvidas e realizar o cadastro, os pontos também servirão para os servidores fazerem simulações de financiamento, entrega das documentações e a contratação do empreendimento.

Outra novidade é que o cadastro será ampliado para servidores federais. O cadastro para os servidores estaduais e municipais foi aberto em maio deste ano. Inicialmente, o programa vai atender 392 famílias de servidores públicos efetivos ou comissionados, com renda de até seis salários mínimos e que não possuam imóvel. O programa prevê a construção de 3.250 unidades habitacionais em diversas regiões de Palmas.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente