Ataídes convida Acipa para audiência sobre pesquisa eleitoral; Thiago Rosa pede participação da Fieto - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
17/08/2017 - 16h35m

Ataídes convida Acipa para audiência sobre pesquisa eleitoral; Thiago Rosa pede participação da Fieto

Luís Gomes do Portal CT 
Foto: Divulgação/Acipa

O senador Ataídes Oliveira (PSDB) apresentou requerimento em que solicita a realização de audiência para discutir o modelo das pesquisas eleitorais. No documento, o tucano fez convite ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, representantes de institutos e um especialista em estatística. Entretanto, em um aditamento, o parlamentar estendeu o chamado ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Thiago Rosa. A entidade foi a contratante da pesquisa Ibope sobre a sucessão no Tocantins, divulgada há cerca de dez dias.

�nico tocantinense a ser convidado por Ataídes Oliveira para a audiência pública da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, Thiago Rosa defendeu em breve conversa com CT a iniciativa do senador tucano, mas pediu a participação de outras entidades do Estado. "� positiva [a discussão]. Eu me sinto prestigiado com o convite, só queria que incluísse a Fieto. Eles fazem até mais pesquisas que a gente. Acho que seria interessante porque iríamos juntos", limitou-se a dizer.

O debate
Ataídes Oliveira propôs o debate alegando que no processo eleitoral de 2014 estimativas realizadas no primeiro turno chegaram a resultados "bem distantes" dos que foram apurados nas urnas. Na justificativa do requerimento, o tucano revela que quer entender como é processo de levantamento dos institutos, além de como é feita a fiscalização do setor pelos tribunais regionais eleitorais.

"Também será possível levantar informações que possibilitarão ao Parlamento propor iniciativas legislativas que possam aprimorar os instrumentos legais disponíveis, para tornar mais transparentes e justas tanto a elaboração quanto a divulgação das pesquisas eleitorais. Portanto, pela relevância do assunto, julgamos necessária e oportuna a realização de audiência pública", discorre o documento.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente