Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
25/05/2021 - 17h41m

ATM alerta: municípios têm até o fim de maio para preenchimento do sistema nacional de informações sobre saneamento

Ascom ATM 
Foto: Divulgação

O preenchimento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) é uma das condições dado aos Municípios para acessarem recursos federais oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Fundação Nacional do Saneamento (Funasa) para melhorias na gestão dos serviços públicos de saneamento. O prazo final de preenchimento do SNIS encerra dia 31 de maio, alerta a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

A ATM explica que o preenchimento deve ser realizado separadamente pelos temas água e esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais, e que é de grande importância o preenchimento correto das informações.

"Os dados repassados favorecem a elaborações de políticas públicas pelos entes federativos, bem como permite que órgãos ligados ao setor de saneamento monitore os dados relacionados a evolução do setor nos componentes água, esgoto, resíduos e drenagem pluvial", explica o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), no mês passado, o MDR participou de live promovida pelo Instituto Água e Terra para ressaltar a importância do SNIS e orientar os gestores quanto ao seu preenchimento correto. O evento foi transmitido pelo Youtube.

Por fim a ATM recomenda aos gestores, em especial os secretários Municipais de Meio Ambiente, que preencham o sistema o quanto antes e assegurem assim o ingresso de recursos para projetos de abastecimento de água e saneamento básico.

Clique aqui para acessar o SNIS.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente