Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
30/03/2021 - 11h21m

ATM assina nota nacional que defende o fortalecimento do federalismo brasileiro e reforça a urgência

Ascom ATM 
AGÊNCIA CNM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) assinou nota da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na condição de entidade municipalista signatária do documento, a qual manifesta publicamente o fortalecimento do federalismo brasileiro e a necessidade urgente da vacinação em massa da população brasileira.  A nota é desta quinta-feira, 04 de março.

No documento, as entidades municipalistas expressam entendimento de que "a compra e a distribuição de todas as vacinas devem ser feitas pela União a fim de que se tenha igualdade entre todos os brasileiros, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI)". Segundo o documento, "não se pode aceitar o enfraquecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). É fundamental fortalecer o pacto federativo e a equidade no tratamento dos cidadãos brasileiros".

Ainda, a nota ressalta que "caso persista a indefinição em relação ao cumprimento do calendário de distribuição pelo governo federal, o movimento municipalista defende que haja uma concertação nacional temporária dos Estados e seus respectivos Municípios para a aquisição suplementar das vacinas, respeitando-se o princípio constitucional de igualdade entre os brasileiros".

O presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges, comunga com o pensamento do movimento municipalista nacional, em que neste atual momento crítico sanitário que o Brasil enfrenta, a "soma de esforços representa o único caminho para o enfrentamento da crise sanitária, política e econômica que a nação brasileira enfrenta".

Por fim, a Nota enfatiza que "é hora de despolitizar a pandemia para que todas as lideranças, em quaisquer dos níveis federativos, na sua ação pessoal, sirvam de exemplo, respeitem o distanciamento social, usem máscara e liderem com empatia e sentimento humanitário as suas populações".

Confira a integra da Nota. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente