Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
15/06/2016 - 14h02m

ATM concede sistema que origina o programa Simplifica Tocantins

Karla Almeida - ASCOM ATM 
Karla Almeida

O Governo do Estado lan?§ou o programa Simplifica Tocantins nesta quinta-feira, 09, no Pal?¡cio Araguaia. O programa atende leis federais e representa o sistema Rede Nacional para a Simplifica?§?£o do Registro e Legaliza?§?£o de Empresas e Neg?³cios (Redesim). A cria?§?£o do Simplifica Tocantins se deu ap?³s a concess?£o do sistema SigF?¡cil pela Associa?§?£o Tocantinense de Munic?­pios â?" ATM.

A Associa?§?£o j?¡ apresentava preocupa?§?£o com a expressiva quantidade de empresas que n?£o est?£o legalizadas perante os munic?­pios. Com isso a ATM adquiriu o sistema gerenciador do Redesim, chamado de SigF?¡cil, que integra e compartilha informa?§?µes de ?³rg?£os municipais, estaduais e federais. Contudo, a entidade viu a possibilidade de ampliar o sistema por meio da parceria com o Governo do Estado por meio da Junta Comercial do Estado do Tocantins â?" Jucetins.

Cerca de 40% dos empreendimentos registrados na Jucetins e Receita Federal do Brasil n?£o est?£o cadastrados nos sistemas municipais de controle e fiscaliza?§?£o. Tal situa?§?£o favorece a sonega?§?£o fiscal de tributos municipais, como o imposto sobre servi?§os â?" ISS, que tanto faz falta aos cofres municipais, alega a ATM.

Com o novo sistema, o programa disponibiliza na internet um ambiente interativo e de f?¡cil acesso as informa?§?µes necess?¡rias para a abertura de uma empresa, a?§?£o que pode ser conclu?­da em 24 horas. A estrat?©gia usada pela ferramenta ?© a da integra?§?£o dos dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos ?³rg?£os estaduais e municipais que participam do processo de abertura, altera?§?£o e fechamento de empresas. 

A ATM se comprometeu em disponibilizar de forma gratuita a licen?§a de uso e o ambiente onde se encontra instalado o SigF?¡cil.â??Al?©m da preocupa?§?£o principal de legalizar as empresas j?¡ presentes nos munic?­pios, a ATM acredita que incentivar e facilitar a abertura de novos neg?³cios ?© de grande import?¢ncia para a arrecada?§?£o dos munic?­pios, principalmente nesse momento de crise econ?´mica que o Pa?­s est?¡ vivenciandoâ?, destacou o vice-presidente da ATM, prefeito de Chapada da Natividade, Djalma Carneiro Rios.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente