ATM informa: Municípios inscritos no Mapa do Turismo podem emitir certificado digital - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
17/11/2018 - 09h52m

ATM informa: Municípios inscritos no Mapa do Turismo podem emitir certificado digital

(Ascom ATM/Com informações da CNM 
Divulgação CNM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informa que já está disponível o certificado digital do Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019 para os 3.285 Municípios inscritos. O Ministério do Turismo (MTur) liberou a emissão do documento por meio do site. A ATM lembra que a certificação é uma maneira de comprovar que o Ente municipal integra a lista dos destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Além disso, os que obtiverem o documento serão priorizados no repasse de investimentos federais destinados ao turismo. "Com a certificação, os Municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor", explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

O MTur informa que, para emitir e imprimir o certificado, basta acessar o site do Mapa do Turismo, selecionar os campos Macrorregião, UF, Região Turística e Município e, em seguida, clicar em "pesquisar" e aguardar o resultado destacado com a cor azul. Daí, é só clicar no destino selecionado e escolher a opção "emitir certificado".

Tocantins

Segundo a ATM, os Municípios que integram o Mapa do Turismo, segundo relatório atualizado em 2018, são: Almas, Ananás, Araguacema, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arraias, Aurora, Brejinho do Tocantins, Caseara, Dianópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Lajeado, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Novo Acordo, Palmas, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pau Dâ??Arco, Pedro Afonso, Peixe, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Rio da Conceição, Sampaio, São Félix do TO, São Sebastião do TO, Taguatinga, Tocantinópolis e Xambioá.

Ferramenta

Instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, o Mapa do Turismo orienta o desenvolvimento das políticas públicas pelo MTur. Com a lista, a pasta define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada Município.

As mais de 3 mil cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério. A próxima atualização do Mapa está prevista para 2019, podendo retirar e incluir novos Municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.(Ascom ATM/Com informações da CNM)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente