Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
17/09/2019 - 20h05m

ATM inicia diálogo com Estado para ações na área de Esporte e convoca Municípios a participarem de ações

Victor Morais/Ascom ATM 
Ascom ATM

Nesta quarta-feira, 11, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, se reuniu com o superintendente de Estado de Esportes, Juventude e Lazer, Robson Menezes Ferreira, para iniciar diálogo de parceria entre a entidade representativa dos Municípios e o Governo do Estado. Na sede da ATM, ambos conversaram sobre o mapeamento do Esporte em âmbito municipal e a promoção de competições que serão desenvolvidas pelo Estado em parceria com a Associação, com vistas a impulsionar a participação dos Municípios.

Segundo o presidente da ATM, o encontro foi positivo e traz avanços na área do Esporte. "Primeiro, inicia-se um novo marco de relação institucional entre Estado e Municípios nessa área, com o objetivo de parametrizar as ações entre os dois entes. O objetivo é integrar a ATM na gestão do Esporte no Tocantins, como fomentadora da participação dos Municípios no aperfeiçoamento e execução das ações nessa área", explica Jairo, ao convocar os gestores municipais a estarem participativos nas atividades ligadas ao Esporte.

Estudo

No encontro, os representantes discutiram a possibilidade da ATM promover o levantamento de dados para produção de um mapeamento do Esporte no Tocantins, que observe infraestrutura, legislação, esportes praticados pelos munícipes, entre outros aspectos. Além disso, debateram o ingresso da Associação no grupo gestor dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETS), como forma da entidade trazer uma visão municipalista em busca do aperfeiçoamento da competição.

Segundo o superintendente, o intuito é reformular o JETS para que a competição possa ter ações que ultrapassem a prática esportiva, e se estenda ao campo social, com atividades ligadas ao Meio Ambiente, combate às Drogas e a Violência e promoção de direitos das Mulheres e Crianças.

Meia Maratona do Tocantins

Prevista para ocorrer em outubro, num circuito que envolva Palmas e Porto Nacional, por meio do distrito de Luzimangues, a Meia Maratona do Tocantins também é uma ação que terá suporte da ATM. "Queremos a participação expressiva de toda a população tocantinense, de preferência que venham representantes dos 139 Municípios. Para tanto, vamos oferecer um voucher de inscrição para cada cidade, que ficará sob a responsabilidade do prefeito. Caso tenha mais interessados em participar, vamos conceder desconto de 50% na inscrição", finaliza Robson.

Participou da reunião o secretário Executivo da ATM, Jailton Bezerra.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente