Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
19/01/2021 - 18h27m

ATM reúne prefeitos em encontro com presença de autoridades para reforçar Municipalismo e procedimentos de início de gestão

Victor Morais/Ascom ATM 
Foto: Ascom ATM
encontro promovido pela ATM para aproximar os prefeitos e as prefeitas eleitas em 2020
encontro promovido pela ATM para aproximar os prefeitos e as prefeitas eleitas em 2020

Cerca de 80 prefeitos do Tocantins eleitos em 2020 estiveram presentes nesta terça-feira, 19, em Palmas, para o Encontro Tocantinense de Novos Gestores, promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Reunidos no auditório da entidade, os novos gestores ouviram discursos de autoridades de Estado, e foram incentivados pela ATM a engajarem ao movimento municipalista e se manterem unidos em prol da entidade e dos Municípios tocantinenses.

Os gestores foram mobilizados pela ATM a participarem do encontro que focou sua programação na apresentação de premissas inicias de gestão para esse início de mandato. "Temos palestras enriquecedoras que trazem orientações, mas também alertas aos gestores sobre procedimentos iniciais para este mandato que começa. O intuito da ATM é capacitar os gestores, mas também engajá-los no Municipalismo e uni-los em prol dos mesmos propósitos de desenvolvimento dos municípios tocantinenses", disse o presidente da ATM e ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Dentre os temas do evento estavam os desafios dos Municípios neste ano de 2021, Controle Externo, Marco do Saneamento, Regularização Fundiária, Controle Social, Transparência, Convênios, captação de recursos e programas educacionais – assuntos apresentados por palestrantes de diversas instituições e órgãos parceiros convidados pela ATM.

A entidade representativa dos Municípios reforçou em seus discursos a importância da união dos gestores. "O Municipalismo nunca esteve tão vivo no Tocantins. Precisamos estar cada vez mais unidos para conquistarmos grandes benefícios", disse o prefeito de Talismã, Diogo Borges, eleito para presidir a ATM ao biênio 2021/2022.

Empréstimo

Estiveram presentes no encontro representantes de instituições e autarquias, secretários de Estado e deputados estaduais, esses últimos representados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, que trouxe mensagem sobre o empréstimo que está contratado pelo Governo do Estado. "Vamos trabalhar para liberar o empréstimo o mais rápido possível", disse Andrade.

Desde 2017 os gestores municipais mantêm expectativas com o anúncio de benefícios de infraestrutura urbana que chegarão aos Municípios, por meio do Governo do Estado, a partir de obras estruturantes que serão financiadas com recursos via empréstimo da Caixa Econômica Federal, na ordem de aproximadamente R$ 450 milhões.

Governador

Por fim, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, resumiu seu discurso em anúncio que chamou a atenção dos prefeitos. "Nós (Governadoria) estamos planejando um projeto em portas fechadas com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) para aumentar a participação dos Municípios em recursos advindos do FPE (Fundo de Participação do Estado)", disse o governador, que trouxe informações e posicionamentos do Estado aos prefeitos quanto ao processo de distribuição da vacina contra o coronavírus.

Esta é a segunda edição de encontro promovido pela ATM para aproximar os prefeitos e as prefeitas eleitas em 2020. O primeiro ocorreu em 2017.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente