Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
27/04/2017 - 11h55m

Aurora recebe segunda edição do Educa Sanear nesta quarta-feira

Lidiane Moreira / Governo do Tocantins 
Tacio Pimenta / Governo do Tocantins
  • Educa Sanear chega em Aurora do Tocantins com ações de preservação e conscientização quanto ao uso da água -

Com o cenário de um dos cartões postais mais bonitos do Tocantins, o Rio Azuis, o Educa Sanear inicia as atividades de sua segunda edição nesta quarta-feira, 26, em Aurora do Tocantins, a 496 km de Palmas. O programa é realizado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) a partir de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 

O programa consiste na iniciativa de desenvolver ações de educação em saúde, voltado ao saneamento ambiental, com proposta de mobilização das lideranças e da comunidade, nos municípios tocantinenses onde há atuação da ATS. A primeira edição aconteceu no mês passado, em Sandolândia e reuniu cerca de 500 participantes. 

O presidente da ATS, Eder Fernandes, explica que o desafio do programa é promover a transformação das comunidades e indivíduos, compartilhando valores ambientais e sociais responsáveis. "Temos nesta edição outros municípios convidados, que são os municípios de Conceição do Tocantins, Novo Alegre, Combinado e Lavandeiras. Esperamos uma grande participação das pessoas, desde o primeiro dia com cinema para as crianças, na caminhada ecológica e também no segundo dia, para as palestras e oficinas", enfatizou o presidente.  

No sentido de promover a valorização das atitudes ecológicas conscientes e melhorar a qualidade de vida da população, uma das oficinas do programa ensina a transformar materiais recicláveis, como garrafas de vidro que jogadas ao meio ambiente possuem tempo indeterminado de decomposição.   

A educadora ambiental do Naturatins, Alice dos Santos Reis, ensina como reaproveitar este tipo de material transformando-os em lindas peças decorativas. "? um momento único onde a comunidade passa a se sentir responsável pelos resíduos e a partir daí mostrar como elas podem reaproveitar alguns materiais que iriam descartar. Podem fazer material de decoração e também ajudar o meio ambiente. Nessas oficinas, a gente sempre tenta deixar um pouco dessa reflexão, para serem multiplicadores dessa ideia", afirmou a educadora. 

A programação contempla dois dias de atividades: na quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27. Veja a programação completa do Educa Sanear em Aurora:  

Quarta-feira 

07h30: Distribuição de panfletos e som na praça                   

08h30: Concurso de redação e poesia, cinema educativo e atividades interativas com alunos da Escola Municipal Marcolino de Almeida  

10h: Cinema educativo e atividades interativas com alunos da Escola Estadual Dona Inês  

15h: Plantio de mudas na nascente do rio Palma com os alunos, professores da Escola Estadual Professora Ranulfa            

16h: Passeio ecológico - saída do Centro Social Urbano (CSU)

 Quinta-feira  

8h: Credenciamento     

8h40: Composição da mesa e abertura da segunda edição do Educa Sanear 

9h: Palestra: Água: uso, preservação e reuso (ATS) 

9h40: Intervalo/coffee break                    

10h: Palestra: Preservação das nascentes (Ruraltins) 

10h40: Palestra: Qualidade da água para consumo humano (Secretaria da Saúde)       

12h as 14h: Intervalo/Almoço                   

14h: Dinâmica sobre o fogo (Defesa Civil)     

14h40: Oficina I Reciclagem (Naturatins) 

14h40: Oficina II Vigilante e voluntário pelo meio ambiente (Naturatins) 

16h40: Intervalo/Coffee break                                         

17h: Encerramento 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente