Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
30/06/2021 - 19h04m

Bancada Federal sobe tom contra Carlesse: 'faz ataques descontrolados e de baixíssimo nível'

Por Arnaldo Filho do Portal AF Noticias 
Foto: Divulgação

A Bancada Federal do Tocantins subiu o tom contra o governador Mauro Carlesse (PSL) depois que ele comparou seus opositores a um "tapete velho e sujo", mas sem citar nomes, durante solenidade em Gurupi, na segunda-feira (28).

A nota, enviada à imprensa pela assessoria do líder da bancada, deputado federal Tiago Dimas (SD), lamenta os "ataques descontrolados" do governador contra deputados federais e senadores. "Em vez de conduzir um trabalho institucional pelo bem do Tocantins, o gestor opta por ataques de baixíssimo nível, utilizando expressões não condizentes com alguém que deve ditar os comandos para o bom funcionamento da gestão pública. Além disso, faz os ataques sem citar nomes, o que aponta falta de coragem​​​​", dispara a nota da Bancada Federal.

Conforme a nota, de 2018 até 2020, a Bancada Federal foi responsável por um aporte de R$ 751 milhões para o Tocantins somente em emendas coletivas. Deste total, R$ 285,6 milhões foram diretamente para o Governo do Estado, administrado por Mauro Carlesse.

Além disso, segundo a nota, muitos outros milhões de reais foram garantidos para o Estado, bem como para o governo, via emendas individuais ou por articulação direta de parlamentares junto à União.

A Bancada Federal ainda alfineta Carlesse pelo fato de o Estado do Tocantins continuar com nota C no Tesouro Nacional, o que impede financiamentos como o da Caixa Econômica Federal, que vem se arrastando há anos. 

"Para uma gestão que se arrasta com classificação C do Tesouro Nacional e consequentemente faz poucos investimentos, ter um comandante que faz chacota e insulta deputados e senadores que garantem os recursos necessários para o bem do Estado é um contrassenso gigante que beira o descaso", diz a nota.

A bancada finaliza a nota afirmando que todos os deputados federais e senadores do Tocantins jamais vão se furtar de ajudar os municípios, o Estado e sua população, apesar da "falta de discernimento do governador".

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente