Bancada reage à Kátia: "Postura demagógica", diz Josi; "Oportunista", completa Halum - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
05/04/2017 - 18h24m

Bancada reage à Kátia: "Postura demagógica", diz Josi; "Oportunista", completa Halum

Do Portal CT 
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Josi Nunes: "Nós sabemos dos problemas que o Estado tem enfrentado"
Josi Nunes: "Nós sabemos dos problemas que o Estado tem enfrentado"

Os deputados federais César Halum (PRB) e Josi Nunes (PMDB) reagiram na sessão desta terça-feira, 4, aos ataques da senadora Kátia Abreu (PMDB) ao governo de Marcelo Miranda (PMDB). Ambos destacaram que a peemedebista só foi alçada duas vezes ao Senado Federal por causa do apoio do atual chefe do Executivo do Tocantins e criticaram a sua atitude "oportunista" devido as constantes mudanças de postura em relação aos ocupantes do Palácio Araguaia.

Provocada pela coluna "Bom Dia" de segunda-feira, 3, do jornalista Cleber Toledo, Josi Nunes usou a Tribuna da Câmara para criticar a correligionária. A deputada manifestou indignação contra políticos que fazem críticas buscando visibilidade e pensando em 2018, indicando em seguida que o recado era diretamente para a Kátia Abreu, condenando suas "idas e vindas".

Vai e vem
"� de deixar qualquer um com o queixo caído, é de gerar espanto, indignação e vergonha. Depois de passar por vários partidos, de apoiar vários candidatos a governo e, logo em seguida, abandoná-los, por não conseguir ver os seus interesses individuais e familiares atendidos, reaparece soltando a sua fúria peculiar contra o governo que ela defendeu e ajudou a eleger pela terceira vez", contextualizou Josi.

A parlamentar narra no discurso o histórico de Kátia Abreu, que apoiou e rompeu com três ocupantes diferentes do Palácio Araguaia: Siqueira Campos (sem partido), o deputado Carlos Gaguim (PMDB) e o atual governador Marcelo Miranda. "A sua tática é a mesma. Hoje assume uma posição, amanhã assume outra totalmente contrária, e, pasmem, não muda de cor. � um vai e vem que deixa qualquer um tonto!", acrescenta.

"Postura demagógica"
Para Josi Nunes, ao criticar publicamente a saúde do Tocantins e pedir a renúncia do governador, Kátia "joga para a plateia em vésperas de eleição". "Essa não é a postura de quem realmente deseja solucionar os problemas. Essa é a postura demagógica e populista de quem está com o olho em 2018. Nós sabemos dos problemas que o Estado tem enfrentado. Ninguém do governo nega todas essas situações, mas ele tem buscado soluções, sim", garantiu.

A deputada federal segue a linha do artigo do jornalista Cleber Toledo e diz que Kátia Abreu "não tem condições de apontar caminhos, nem de dar receitas", devido às constantes mudanças de lado. Aliada de Marcelo Miranda, Josi Nunes justifica que os problemas na saúde são consequência da crise financeira vivida pelo Estado, e reforça que o Palácio Araguaia busca soluções. A peemedebista garante que "a maioria da bancada está unida para ajudar o governador".

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
César Halum diz que, sem apoio, Kátia busca trazer Dilma para ser sua candidata ao Senado

Por fim, Josi Nunes pede apoio aos tocantinenses e para que não comprem o discurso da senadora Kátia Abreu. "Nós não vamos cair nesse conto da sereia mais uma vez. Nós já caímos algumas vezes. Já elegemos a senadora por duas vezes â?? o nosso partido, o PMDB. Conclamo o nosso povo do Tocantins para que não possamos mais aceitar essa demagogia, essa ação populista, vindo agora às vésperas das eleições", concluiu.

"Nem chapa consegue fazer"
César Halum fez coro a Josi Nunes e a cumprimentou pelo discurso. Com a palavra, o deputado comentou que a falta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em Palmas - que motivou o pedido de Kátia para Marcelo renunciar - foi contornada e a criança, personagem de reportagem do Jornal Nacional, tinha sido operada na manhã de terça-feira, 4. Após a observação, o republicano passou a criticar a postura da senadora peemedebista.

"A senadora é, realmente, oportunista. Foi eleita duas vezes às custas do governador Marcelo Miranda, porque sozinha não ganharia eleição. Ganhou a última eleição com 0,7% de diferença â?? 5 mil votos â??, porque apresentou um dia antes uma pesquisa fraudulenta do Ibope, que lhe dava 26 pontos percentuais à frente", afirmou o parlamentar, lembrando o resultado da eleição de 2014, na qual Kátia Abreu foi companheira de chapa do atual chefe do Executivo.

O republicano alega que Kátia Abreu aproveita a imprensa para ganhar visibilidade e indica uma pretensão eleitoral da peemedebista, apesar da falta de apoio, segundo afirma. "Ela realmente utiliza disso para aparecer na mídia. Hoje ela quer ser candidata a governadora, mas nem chapa ela consegue fazer. Ela estava levando a [ex-] presidente Dilma [Rousseff] para ser candidata a senadora dela no Tocantins, porque ela não encontra um tocantinense líder que queira fazer parte de sua chapa"."� preciso começar a responder a esses ataques gratuitos de quem não tem serviço prestado ao Estado. O que ela sempre fez foi usar o Estado para benefício próprio", finalizou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente