Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
26/09/2015 - 16h55m

Bombeiros lançam aplicativo para auxiliar população em situações de emergência

Do portal do Sudeste 
Divulgação
Bombeiros apresentam aplicativo de primeiros socorros SOS 193 (Ascom CBMTO)
Bombeiros apresentam aplicativo de primeiros socorros SOS 193 (Ascom CBMTO)

Se você já passou por uma situação de emergência e não soube como agir, o aplicativo (APP) SOS 193 pode ajudar a fazer os procedimentos iniciais de socorro até a chegada de equipe especializada. Criado por militares do Corpo de Bombeiros do Tocantins, o APP tem como objetivo orientar a população em situações de emergência.

O SOS 193 traz orientações sobre primeiros-socorros em emergências pré-hospilares e afogamento. Na próxima atualização do software será incluído mais situações de emergência, dentre elas conduta diante de princípios de incêndio. está disponível para usuários do sistema Andróid e em breve para os do IOS. O sargento Rafael Vilarins e o cabo Bruno Moraes são os responsáveis pelo projeto, a proposta do software é fornecer conhecimento de primeiros socorros à população em geral e estreitar a relação entre bombeiros e sociedade.

Para se ter uma ideia nos casos de parada cardíaca, o socorro imediato pode ser imprescindível, a cada minuto que a vítima passa sem atendimento, as chances de sobrevivência diminuem em 10%. Ou seja, após cinco minutos o indivíduo que sofre uma parada, tem apenas 50% de sobrevida.

"Não se trata de algo que irá substituir o trabalho dos bombeiros ou de uma outra equipe de socorro, mas de uma ferramenta que irá colaborar em um primeiro momento, até que a equipe especializada chegue ao local. Ao baixar o APP, pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre primeiros socorros terão em mãos um guia rápido e prático de como agir e quem sabe até evitar uma fatalidade", explicou o sargento.

Tecnologia

De acordo com o site eMarketer o Brasil encerrou 2014 como sexto maior mercado de smartphones do mundo, com 39 milhões de aparelhos e previsão de chegar a 71,9 milhões até 2018 . "Hoje existe uma gama muito grande de aplicativos para as mais diversas áreas e porque não aproveitarmos essa tecnologia que está a nossa disposição? Esta é uma oportunidade de estamos mais perto da população", conta o cabo.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente