Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
24/02/2017 - 11h39m

Câmara de Lavandeira autoriza o chefe do executivo participar de formação de Consórcios públicos

Rodrigues di Sousa 
Rodrigues di Sousa
Mesa Diretora da Câmara Municipal
Mesa Diretora da Câmara Municipal
  • Gervalino é Líder do prefeito na Câmara Municipal
  • Flávio Henrique- Presidente do Poder Legislativo Municipal
  • Damiana Leite é vereadora pelo PMDB
  • Alessandro Gonçalves é vereador do PSD
  • Marziel Lopes é vereador pelo PSD
  • Sodney Igidio é vereador pelo PSD, o unico de oposição ao projeto

Por oito votos a um, o Poder Legislativo Municipal de Lavandeira, aprovou na noite desta quinta-feira, o Projeto de Lei (PL) 002/2017, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal, a participar da formação de Consórcios Intermunicipal, entre os quatro municípios do Vale do Rio Palmas, nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura.

O PL aprovado contou com votos favorável dos vereadores Alessandro Gonçalves do Santos (PSD); Damiana Leite da Silva (PMDB); Epaminondas Alves Vieira "o Nona" (PSC); Flávio Henrique França de Oliveira (PMDB); Gervalino Pereira da Silva "o Lino" (PV); Marziel Gonçalves Lopes "o Ziel" (PSD) Rosimeire Leni de Castro Silva "a Meirinha" (PSD) e Wanderley Gonçalves dos Santos "o Derley" (PMDB). Já o único vereador contrário ao projeto foi Sidney Igidio de Pereira (PSD), alegando não ver legalidade no projeto.

Os Consórcios

Os consórcios públicos de interesse dos municípios do Vale do Rio Palmas será composto por Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura.

Saúde

O Consorcio Intermunicipal de Saúde, visa a implantação de uma Unidade Hospitalar de Pequeno Porte (UHPP) na cidade de Combinado, onde já possui um hospital que já foi HPP e conta com diversos equipamentos ainda a serem instalados, e atenderá os municípios vizinhos em procedimentos de baixa e média complexidades, como partos cesariana, pequenas cirurgias, além de internação e exames laboratoriais. O Consórcio prevê em convênio com o Estado e Ministério da Saúde, a contratação de especialistas cirurgiões e anestesistas, além da aquisição de UTI Móvel.

Ambiental

Já o Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, em três eixos. Ele visa a aquisição de área e regulamentação, implantação e coleta seletiva de lixo em aterro único entre os quatro entes municipais. Além da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Palmas e seus Afluentes e Brigadas de Incêndios.

Infraestrutura

Enquanto que na área de infraestrutura, o Consórcio Intermunicipal tem como objetivo parcerias na recuperação de estradas vicinais e mutirões de limpeza urbanas com participação solidarias entre os municípios do Vale do Rio Palmas, integrantes do consórcio.

O líder do prefeito na Câmara Municipal Gervalino Pereira, usou a tribuna para defender a importância do projeto, que também foi defendido pelo presidente do legislativo Flavio Henrique e os vereadores Damiana, Ziel Lopes, e Alessandro Gonçalves que justificaram seus votos, que foi acompanhado pelos vereadores Meirinha, Nona e Derley.

O jornalista Rodrigues di Sousa, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira, que também assessora os prefeitos do Vale do Rio Palmas na formação dos consórcios, ressaltou e parabenizou os vereadores pela aprovação do projeto, destacando o caráter social e econômico que será proporcionado por ele. Sendo também a opinião do jovem Moisés Gonçalves, morador da comunidade Ponta D`água.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente