Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
17/10/2015 - 17h26m

Caminhões pipa e cisternas garantem água para zona rural em toda a região Sudeste

Luiz Henrique Machado 
Foto Tharson Lopes
Operação conta com 60 caminhões e visa minimisar os efeitos da seca no Sudeste do Tocantins
Operação conta com 60 caminhões e visa minimisar os efeitos da seca no Sudeste do Tocantins

A forte estiagem na Região Sudeste do estado em 2015, está mudando não só a paisagem no campo, mas também a rotina das pessoas. Em Silvanópolis, por exemplo, cerca de 150km de Palmas, dezenas de rios que sempre tiveram água para garantir o sustento das famílias e dos animais, secaram totalmente. E o tráfego de caminhões pipa transformou-se em cena comum na zona rural, levando o precioso líquido para encher as cisternas instaladas pela Agência Tocantinense de Saneamento ?? ATS.

Três caminhões contratados pela ATS, por meio da Operação Caminhão Pipa, servem quatro assentamentos no município, com mais de 70 famílias. A água chega ao menos três vezes por semana, garantindo que as cisternas do Programa Água Para Todos, fiquem constantemente cheias. Segundo o secretário de Agricultura de Silvanópolis, Pedro Siqueira, que ajuda a coordenador o abastecimento, a ação dos motoristas não para e chegam a trabalhar aos finais de semana para garantir o bem-estar dos agricultores.

Para Pedro Siqueira, a Operação Caminhão Pipa "é de grande importância pela necessidade que o clima trouxe para a região". "Há 20 anos, isso não era visto. Não havia precisão de servir os proprietários rurais, mas atualmente a ATS viu a necessidade, porque se não tivesse sendo feito essa distribuição, com certeza seríamos como nos estados do Piauí e Ceará. Hoje que digo que vai ter que ampliar o Programa. A tendência que ano a ano vai aumentar o número de caminhões para servir o nosso município", disse.

Cuidados e prevenção

Pedro Siqueira destaca outro ponto, onde todos podem colaborar para que a situação não fique ainda pior: a prevenção e o cuidado com as matas e mananciais. "Acabaram com as nossas matas. Tem que ter produção sim, mas tem que respeitar o meio ambiente. Isso não está sendo feito, infelizmente.

Em cada viagem, os três caminhões transportam juntos 40 mil litros d´água. Um deles, com capacidade de 20 mil litros, capta o produto em um armazém de grãos, cerca de cinco quilômetros da cidade. Segundo Pedro Siqueira, só da localidade já foram retirados mais de 600 mil litros, sendo que parte foi destinada para moradores da zona urbana. A empresa Calfibra, dona do reservatório, tem cedido água sem cobrar da Prefeitura e nem da ATS.

Bom demais

Um dos beneficiados é o agricultor Belmiro Ferreira Rodrigues, líder de um grupo de dez famílias, e que contam com seis cisternas. Quem ainda não tem o equipamento, aguarda a instalação para breve. Belmiro conta que buscavam água em um riacho, longe de casa, usando o produto para beber e fazer alguns serviços domésticos. "Como todo o pasto é cercado, não dava para levar o gado. Era muito sofrido. Mas agora está bom demais. Basta ligar a bomba que a água cai no curral, onde o gado bebe", relatou.

A água servida é de qualidade, permitindo que os agricultores a utilizem para as mais diversas atividades. "Vida nova aqui, bom demais", afirmou Belmiro, que confessou ter passado medo diante do período de estiagem em Silvanópolis, sem cisterna e sem caminhão pipa. "? ruim demais. E ainda há lugares onde as pessoas ficam cinco dias sem passar água no corpo", conta ele.

Operação

A Operação Caminhão Pipa, iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da ATS, foi iniciada em 3 de agosto, com 60 caminhões. Para cada um dos municípios do Sudeste, que decretou Situação de Emergência, conforme a necessidade uma quantidades de caminhões é enviada. O trabalho atende prioritariamente a zona rural, entretanto, segundo o presidente da ATS, Eder Fernandes, "como a situação da seca tem se agravado, há casos em que até mesmo algumas cidades têm sido atendidas pelos caminhões. Diante da situação não há como não levar água para o povo. Enquanto puder, nós vamos atender os casos que surgirem", concluiu.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente