Candidato de oposição, Walter Ohofugi é confirmado como vencedor da eleição da seccional Tocantins da OAB - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
25/11/2015 - 21h54m

Candidato de oposição, Walter Ohofugi é confirmado como vencedor da eleição da seccional Tocantins da OAB

Do Portal CT 
Divulgação

O candidato da chapa "OAB Protagonista", Walter Ohofugi, foi eleito nesta quarta-feira, 25, presidente da seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO). Ohofugi recebeu 1.412 votos contra 1.125 para seu adversário, Gedeon Pitaluga, da chapa "OAB Para Todos".

A maior diferença obtida por Ohofugi e que lhe garantiu a vitória se deu em Palmas (787 contra 563), Gurupi (278 contra 73) e Porto Nacional (37 contra 18). Gedeon teve melhor resultado em Araguaína, onde recebeu 218 votos contra 175 para Ohofugi.

A eleição
O processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil começou com quatro pré-candidatos, mas somente três registram chapa: Gedeon Pitaluga, Ester Nogueira e Walter Ohofugi. O ex-presidente Ercílio Bezerra pretendia disputar a gestão da seccional, mas declinou da intenção para apoiar o candidato da "OAB Para Todos", onde é postulante ao conselho federal da instituição.

Ester Nogueira chegou a registrar a chapa "Somos Mais Ordem", mas deixou disputa após ter sido alvo de pedido de impugnação feito pela chapa OAB Protagonista, de Walter Ohofugi. A até então candidata ocupou o cargo de superintendente de Políticas para Mulheres no segundo governo Marcelo Miranda (2007-2209) e continuou no governo Carlos Gaguim (2009-2010). Como ela só foi exonerada pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB) no dia 12 de janeiro de 2011, não cumpre os cinco anos sem cargo público exigido pela OAB para disputar a vaga de presidente.

O atual presidente da instituição, Epitácio Brandão, chegou a ser cogitado para disputar a reeleição no lugar de Ester Nogueira, mas negou o convite. O gestor ponderou que não haveria mais tempo para recomeçar uma campanha e negou os boatos de possíveis traições de advogados da chapa no interior do Estado, que o teriam deixado contrariado.

Apesar de não ter candidato à presidência da seccional, a chapa "Somos Mais Ordem" ainda tem representantes disputando a administração das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil.

Perfil do novo presidente
�s vésperas de completar 50 anos e com viagem marcada para disputar mais uma edição da competição Iron Man, o advogado Walter Ohofugi Junior foi convencido por um grupo de amigos para outra disputa: a presidência da Seccional da OAB no Tocantins. Ohofugi sempre ressaltou que ele encarna o sentimento de mudança e a "verdadeira oposição" para as eleições da OAB.

Graduado pela Faculdade Mackenzie, de São Paulo, Walter Ohofugi, em 1989, aceitou o desafio de representar juridicamente a companhia de energia elétrica do Tocantins, fixando sua residência no Estado, em 1990.

Em 1994, Ohofugi atuou como assessor no Tribunal de Justiça e, em 1998, retornou à Companhia de Energia com um escritório de forma terceirizada. Hoje, juntamente com mais três sócios, Ohofugi comanda um escritório com 12 colaboradores.

� casado, pai de quatro filhas, apaixonado por esportes, uma herança do pai, geofísico da Petrobras, praticante de Judô, o que ensinou aos filhos. Nascido em Alagoas, em uma das transferências do pai, Walter morou ainda em Salvador, onde aprendeu surf e natação. Hoje, ele é um triatleta, tendo sido um dos primeiros tocantinenses a completar a prova Iron Man, a qual já disputou cinco vezes.

Clique aqui e confira as propostas da chapa OAB Protagonista.

Confira os resultados em todas as subseções do Tocantins:

Palmas
Walter Ohofugi â?? 787
Gedeon Pitaluga â?? 563

Alvorada
Walter Ohofugi â?? 11
Gedeon Pitaluga â?? 12

Araguaína
Walter Ohofugi â?? 175
Gedeon Pitaluga â?? 218

Araguatins
Walter Ohofugi â?? 7
Gedeon Pitaluga â?? 26

Colinas
Walter Ohofugi â?? 40
Gedeon Pitaluga â?? 86

Dianópolis
Walter Ohofugi â?? 0
Gedeon Pitaluga â?? 25

Gurupi
Walter Ohofugi â?? 278
Gedeon Pitaluga â?? 73

Guaraí
Walter Ohofugi â?? 9
Gedeon Pitaluga â?? 18

Natividade
Walter Ohofugi â?? 4
Gedeon Pitaluga â?? 7

Paraíso
Walter Ohofugi â?? 24
Gedeon Pitaluga â?? 62

Pedro Afonso
Walter Ohofugi â?? 6
Gedeon Pitaluga â?? 5

Porto Nacional
Walter Ohofugi â?? 37
Gedeon Pitaluga â?? 18

Taguatinga
Walter Ohofugi â?? 12
Gedeon Pitaluga â?? 17

Miracema
Walter Ohofugi â?? 22
Gedeon Pitaluga â?? 7

Tocantinópolis
Walter Ohofugi â?? 20
Gedeon Pitaluga â?? 30

Total
Walter Ohofugi â?? 1.412
Gedeon Pitaluga â?? 1.125

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente