Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
23/06/2021 - 16h59m

CBMTO e Cebraspe estabelecem níveis de segurança contra covid-19 e contra fraude na execução do Concurso Público

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação/CBMTO
Milhares de candidatos estarão em Palmas para disputar as 115 vagas de Aluno - Soldado e Cadete do CBMTO
Milhares de candidatos estarão em Palmas para disputar as 115 vagas de Aluno - Soldado e Cadete do CBMTO

Com 15.917 inscrições confirmadas nesta terça-feira, 22, o Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar será no próximo domingo, 27. A execução de todas as etapas é do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que, junto com a Comissão de Concurso do CBMTO, estabeleceu uma série de medidas para que as provas sejam aplicadas com segurança contra a covid-19 e também contra as tentativas de fraudes.

O coronel Carlos Eduardo Farias, presidente da Comissão de Concurso, afirmou que "toda segurança se faz necessária nesse momento e cada um leve a sério o auto-cuidado e também o cuidado com os demais".

"E desejamos boa sorte a todos os concorrentes, que seja um momento de inspiração para quem vai fazer as provas", disse.

Para esse concurso foram estabelecidas 115 vagas,  com 100 para a função de Praça (Aluno-Soldado Classe A), e outras 15 para Cadete. Segundo o Cebraspe, são 12.531 inscritos como Praça e de 3.386 como Cadete.

Em tempos de pandemia da covid-19, CBMTO e Cebraspe exigem que todos os inscritos estejam usando máscaras no local das provas, inclusive com unidades de reserva para trocas a cada duas horas. Segundo o edital do certame, todas as máscaras usadas deverão ser armazenadas em sacos plásticos.

Locais e cuidados

Respeitando o distanciamento social, os organizadores estabeleceram que, de manhã, serão 148 salas de aplicação de provas para os 3.386 candidatos. De tarde, a quantidade de salas será de 667. Todas elas em Palmas.

Na acesso aos locais de prova, todos os candidatos terão medida a temperatura corporal e será cobrado o distanciamento social nas salas, em locais de espera e nos banheiros.

Cada candidato deverá levar o seu próprio recipiente transparente contendo álcool em gel.  Contudo, o Cebraspe vai disponibilizar o produto.

Aos candidatos que, no ato da aferição da temperatura corporal apresentarem medida acima de 37,5 graus, serão encaminhados para aplicação das provas em sala especial.

Quem estiver com covid-19 na data da prova, não poderá realizá-la.

Mais informações a respeito das ações adotadas e dos procedimentos gerais de prevenção do coronavírus nos locais de provas estão disponíveis no endereço eletrônico www.cebraspe.org.br.

Horários

As provas para as vagas de Cadete começam às 8h e vão durar quatro horas. Já as provas para Aluno-Soldado o início será às 15h, também com quatro horas de duração.

Para saber em que local ele vai fazer as provas, cada candidato deverá acessar o endereço eletrônico estabelecido pelo Cebraspe em   http://www.cebraspe.org.br/concursos/cbm_to_21, e fazer a verificação individual.

Tentativa de fraude

Contra as tentativas de fraudes durante a aplicação das provas, uma série de medidas está sendo adotada pelo Corpo de Bombeiros Militar e Cebraspe, como por exemplo, proibir e desclassificar quem estiver portando aparelhos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e (ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme, ou com qualquer outro componente eletrônico, como fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e (ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Também geram desclassificação o uso de óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e (ou) borracha, quaisquer acessórios de chapelaria, como chapéu, boné, gorro, recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente