Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
19/05/2017 - 16h59m

Cesar Halum defende saída de Temer e eleição direta; rixa PT/PSDB prejudica País, diz

Do Portal CT 
Divulgação
a favor da eleição direta, César Halum diz que eleição indireta causará revolta nas ruas
a favor da eleição direta, César Halum diz que eleição indireta causará revolta nas ruas

O deputado federal César Halum (PRB), que é da base do governo na Câmara, defendeu ao CT, na manhã desta sexta-feira, 19, o afastamento do presidente Michel Temer (PMDB) e a realização imediata de eleição direta para a escolha do substituto. "Vivemos uma crise política, institucional e moral causada pelos dois partidos que dominaram o País nas últimas duas décadas", avaliou Halum, numa referência a PSDB e PT.

Para ele, o PSDB brigou para tirar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e agora o PT quer de todo jeito afastar Temer. "Isso não pode continuar, porque impede o crescimento do Brasil", criticou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, a única forma de o Brasil retomar o desenvolvimento é o afastamento de Temer e eleição direta. Halum avaliou que o presidente deve ser afastado no julgamento chapa de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Ou não vai aguentar a pressão das ruas e renunciará", previu.

O deputado disse que o que escuta em Brasília é que, a partir da saída de Temer, a substituição acabará com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmén Lúcia, porque nem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nem o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), poderiam assumir pelo envolvimento deles na Operação Lava-Jato.

"Carmén Lúcia cumpriria a Constituição e convocaria eleição indireta, o que geraria revolta nas ruas porque as pessoas não aceitarão", defendeu Halum. Assim, para ele, o melhor caminho é mesmo a aprovação de um Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garanta a realização de eleição direta para que o País seja pacificado.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente