Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
12/11/2018 - 15h16m

Cidade do Rally das Águas mais famoso do Tocantins completa 65 anos

Vitória Soares â?? Gazeta do Cerrado 
Reprodução Google Imagens

Nesta segunda-feira, 12, a cidade de Itacajá, distante 201 km de Palmas, completa 65 anos, entretanto sua história é ainda mais antiga.

O município teve inicio ainda antes de 1900, com a chegada de um comerciante de gado, capitão Agostinho Soares Correia, que se tornou proprietário de grandes porções de terras na região. Diante da riqueza do capitão, o pequeno povoado cresceu e tornou-se notório.

Um grande marco para a região foi a chegada de índios que fugiram do sul do Maranhão e foram acolhidos por Agostinho, tornando grande a presença da população indígena até os dias atuais.

A fundação oficial de Itacajá deveu-se aos esforços do missionário batista, pastor Francisco Colares, que chegou na região em 1938 para evangelizar os índios Kraôs.  Percebendo as  as necessidades do local, fundou uma escola e um orfanato.

Antigamente o município era conhecido como Porto do Vau, devido ao vau que se formava no verão. Apenas em 12 de novembro de 1953,  Itacajá  tornou-se município.

O maior fluxo de pessoas acontece na época do Rally das águas e cavalgada da cidade, que representa um movimento no comércio e a chegada de visitantes de diversos locais do Estado. Os eventos acontecem no mês de julho e proporcionam alegria para os moradores e turistas.

O Rally consiste em uma descida de boias e balsas pelo rio Manoel Alves Pequeno e já virou tradição para as famílias da região, além de atrair grande movimentação durante o período. Durante a semana do Rally diversas programações são realizadas, com shows e apresentações de artistas regionais, auxiliando o movimento do comércio na região.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente