Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
20/01/2018 - 07h13m

Claudia Lelis lança 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins

Jesuino Santana Jr / Governo do Tocantins 
Fotos Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Claudia Lelis ressaltou a importância do prêmio e discorreu sobre os trabalhos que o Governo do Tocantins tem executado na área ambiental
Claudia Lelis ressaltou a importância do prêmio e discorreu sobre os trabalhos que o Governo do Tocantins tem executado na área ambiental

Defensora das boas práticas em prol do meio ambiente, como destacou em sua fala, a governadora em exercício do Tocantins, Claudia Lelis, acompanhada do subsecretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lelis, lançou nesta sexta-feira, 19, no Palácio Araguaia, a 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins, que possui o objetivo de reconhecer e estimular boas práticas ambientais por parte da sociedade civil, governos e iniciativa privada.

Em seu discurso, Claudia Lelis ressaltou a importância do prêmio e discorreu sobre os trabalhos que o Governo do Tocantins tem executado na área ambiental. "As ações realizadas pela gestão do governador Marcelo Miranda na área do meio ambiente têm sido de total importância para os resultados positivos que estamos começando a obter, como por exemplo, a redução do desmatamento em mais de 55% no nosso Estado. Somente nesta gestão, já participamos de duas COPs [Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] e o Estado vem sendo cada vez mais protagonista na proteção ao bioma Cerrado", disse.

Para a governadora em exercício, maior do que o Prêmio Mérito Ambiental são os resultados que serão obtidos por ele. "Só quem ganha com isso é a sociedade. O nosso objetivo é reconhecer e premiar pessoas que tenham práticas sustentáveis, da preservação do meio ambiente e dos nossos recursos hídricos. ? também uma forma que a gente tem de incentivar cada vez mais pessoas a estarem utilizando essas boas práticas. A gente sabe que só vai conseguir ter um futuro melhor, um futuro planejado se nós cuidarmos do que é nosso hoje, do meio em que vivemos", ressaltou.

A governadora em exercício frisou a viagem que fez a Brasília (DF) nesta semana (terça-feira, 16), para buscar recursos para as áreas da Segurança Pública, Saúde e Meio Ambiente. "Dentre essas visitas, estive com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para reivindicar a inclusão do Tocantins nos diversos projetos do Ministério, para os quais o Estado tem grande potencial para aproveitamento eficiente dos recursos. No encontro, acertamos também a vinda do ministro aqui para o Tocantins no final do mês de fevereiro, na qual ele participará do Fórum Estadual da Água, que será promovido pelo Governo do Tocantins", garantiu.

Entenda o Prêmio

A 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental será realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). As inscrições iniciarão a partir da próxima segunda-feira, 22, e vão até o dia 25 de março deste ano, exclusivamente por meio da internet no site www.semarh.to.gov.br/premiomeritoambiental. No hotsite do prêmio é possível também encontrar outras informações como o regulamento e o cronograma.

O prêmio possui seis categorias, são elas: Comenda Jornalismo Ambiental, onde serão homenageados os veículos de comunicação televisivos, radiofônicos e profissionais da área da imprensa; Troféu Responsabilidade Ambiental, voltado às empresas, universidades e organizações não governamentais; Comenda Boas Práticas Sustentáveis, destinado aos proprietários rurais e agricultores familiares; Troféu Escola de Educação Ambiental, para premiar duas escolas; Troféu Cidade Sustentável, para contemplar as gestões municipais e prefeituras que desenvolvem trabalhos e projetos ambientais; e o Troféu Mérito Ambiental, para os Comitês de Bacias que mais atuaram na proteção dos recursos hídricos do Tocantins.

O subsecretário da Semarh, Fábio Lelis, destacou que os premiados receberão, além das comendas, premiações tais como tablets e notebooks. Ele disse também que a comissão dos jurados será composta por representantes indicados por entidades que tenham ligação direta com o meio ambiente. "O prêmio vem incentivar a preservação ambiental e boas práticas no nosso dia a dia. Isso contribuirá, consequentemente, para um presente e futuro melhor e com mais qualidade de vida para todos", concluiu.

A 1ª edição do Prêmio Mérito Ambiental, realizada no ano passado, contou com a inscrição de 54 projetos. A meta para este ano é aumentar o número de inscritos. "Por isso, pedimos a colaboração das escolas, universidades, prefeituras, empresas, indústria e veículos de comunicação na divulgação desse prêmio", solicitou o subsecretário Fábio Lelis.

As dúvidas em relação à premiação podem ser esclarecidas pelo telefone (63) 3218-2175. O evento deste ano está previsto para ocorrer no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Presenças

Além da governadora em exercício Claudia Lelis e do subsecretário Fábio Lelis, o evento contou também com as presenças de servidores da Semarh; do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado (Faciet) e da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale; da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins, Alessandra Bacelar; do representante do Comitê das Bacias Hidrográficas do Entorno do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães (CBHEL), Itamar Xavier; e de representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), além de profissionais da imprensa.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente