Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
27/09/2021 - 20h28m

Claudia Lelis participa do lançamento do Avança Turismo e afirma: "Lutamos muito por esse momento"

Por Fatima Miranda 
Foto: Lourenço Bonifácio

As ações serão integradas para prestar atendimentos e orientações ao trade turístico local 

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) participou na manhã desta terça-feira,21, em Aurora do Tocantins, do lançamento do projeto Avança Turismo, projeto-piloto no município de Aurora para promover geração de renda por meio da atividade turística planejada. O projeto é do governo do Estado e será desenvolvido pela Adetuc - Agência de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa e diversos parceiros do ramo turístico. 

A deputada Claudia foi enfática em declarar que o momento é muito aguardado por toda população da região sudeste. " Nós lutamos muito para isso acontecer, porque turismo não se faz sozinho, turismo é feito com a participação de todos, e começa aqui, na nossa região Sudeste, tão rica, tão bela e tão cheia de atrativos naturais que só precisam de incentivos para poder gerar lucro para todos. Eu digo para todos, porque turismo é isso, uma engrenagem que beneficia desde o dono da cachoeira, ao guia turístico, a dona do restaurante, aos hotéis e pousadas, é um cadeia que gera lucro para todos", afirmou a parlamentar petista. 

Defesa pela Integração turística Goiás-Tocantins 

A deputada é autora de diversos requerimentos e projetos na Assembleia que pedem ao Governo do Tocantins a elaboração de roteiros integrados na região, além de estrutura e capacitação. Claudia Lelis vem defendendo a integração das rotas turísticas Tocantins-Goiás como forma de incentivar e aumentar o fluxo turísticos em três os dois estados. 

" O turismo é a maior fonte de geração de emprego e renda que existe e gera 1 de cada 5 empregos no mundo, por isso o Tocantins precisa incentivar cada vez mais o turismo regional. Temos que trabalhar para que nossas rotas turísticas sejam bem elaboradas, com estrutura, atendendo ao turista e promovendo o acesso fácil e rápido aos atrativos", defendeu a parlamentar. 

Requerimento requer  Mirantes e Portais

O requerimento da deputada Claudia Lelis, apresentado em agosto deste ano, requer implantação de sinalização, e outdoors estrategicamente colocados, a construção de mirantes e portais de entradas em Cavalcante/GO e Paranã/TO com vistas a incentivar o desenvolvimento da região beneficiada através da exploração sustentável do seu potencial turístico.

A região de Paranã está diretamente ligada à área da Chapada dos Veadeiros – que é reconhecida por seu turismo de natureza –, e com potencial turístico igualmente imponente, a região entre os municípios de Cavalcante/GO e Paranã/TO, possui singular diversidade natural, dentre as quais se destaca: Cachoeira Santa Bárbara, o Complexo Canjica, o Rio Prata – na divisa do Tocantins e Goiás–o Complexo Prata e o Entorno de Campo Alegre –composto de riquezas paradisíacas. "A estruturação da região potencializará o interesse para o turismo local – ainda pouco explorado e conhecido, além de concretizar o maior corredor de ecoturismo do Brasil", reforçou Lelis.

Avança Tocantins 

Em Aurora do Tocantins, o projeto Avança Turismo Tocantins ocorrerá no período de 21 a 26 de setembro, com vasta programação destinada ao trade do turismo da região. Durante a programação, serão realizados trabalhos de sensibilização das empresas e prestadores de serviços para inserção no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), orientação sobre crédito e requisito para acessar financiamento do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), informações sobre os procedimentos de licenciamento ambiental, qualificação profissional na rede hoteleira, repasse de informações a respeito da inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, além de orientações sobre a Plataforma Integrada do Turismo (PIT). Também fará parte da programação do evento o repasse de informações para fomentar a formalização de empresas (fiscal, sanitária e ambiental), além do fomento à Agroindustrialização de Alimentos Regionais.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente