Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
21/04/2018 - 11h49m

Colégio Estadual Lavandeira em parceria com Secretaria de Meio Ambiente, realizam Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Por Naraiany Aparecida 
FOTO: Célio Carlos
As palestras fortam realizadas no balneário Beira Rio em Lavandeira onde foi verificada uma drastica reducçao da vazão do leito do rio Palmas
As palestras fortam realizadas no balneário Beira Rio em Lavandeira onde foi verificada uma drastica reducçao da vazão do leito do rio Palmas

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será realizada em junho de 2018. Esta edição o tema Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas deverá ser construído a partir de quatro momentos: na escola, regional, estadual e nacional.

Em Lavandeira - TO foi realizada a etapa escolar no último dia 13 de abril, onde o Colégio Estadual Lavandeira é a articuladora entre a escola e os parceiros envolvidos como a Secretaria de Meio Ambiente e comunidade, que trabalharam com estudantes de 11 a 14 anos, ou seja, do 6º ao 9º ano. De forma pedagógica e participativa, o objetivo da mobilização é reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição.

Nesta etapa escolar, foi selecionado 01 aluno (a) como ??delegado?? (a), Ieza Eduarda Viera para apresentar e representar o Colégio Estadual Lavandeira na próxima etapa estadual em Palmas, o qual foram escolhidos trabalhos relacionados ao cuidado com as águas, havendo concurso de redação sobre a Copa Verde, paródias e finalizando com uma caminhada ecológica até as margens do Rio Palma.

O Secretário de Meio Ambiente Rodrigues di Souza dissertou sobre a importância da manutenção e conservação das águas. Em nome do Prefeito Roberto Cesar, disponibilizou os recursos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente para mais ações que envolvam as escolas e comunidade, sendo que o município tem sido destaque no estado devido às ações bem planejadas desde o inicio de 2017. A engenheira Naraiany Alves palestrou sobre a formação do Comitê de Bacia do Rio Palma, alertou sobre as conseqüências do desperdício e conscientizou da possibilidade de em futuro bem próximo, uma escassez de água em todo planeta, não somente pela seca, mas também pela contaminação das águas, que hoje tem sido um agravante em todo Brasil.

A equipe pedagógica, juntamente com a diretora escolar Leiliane Maria, recebeu muitos elogios por parte da administração publica e comunidade, Leiliane parabenizou o trabalho em conjunto dos professores e alunos, onde tudo foi feito através de responsabilidade e organização de ambas as partes, e afirmou: __ Agora é só aguardar a etapa estadual.

Lavandeira tem sido palco de grandes talentos, e em conseqüência disto também de grandes conquistas. O meio ambiente hoje tem visão holística, um município tão pequeno com menos de 2 (dois) mil habitantes consegue se preocupar e se destacar em uma questão esquecida por maior parte da população e de gestores, ressaltou a engenheira Naraiany Alves, finalizando esse dia de campo tão importante para a comunidade.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente