Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
22/08/2021 - 05h42m

Com recursos da Lei Aldir Blanc, exposição coletiva de gravuras, que faz alerta sobre a extinção de aves, será lançada nesta sexta, 20

por Seleucia Fontes/Governo do Tocantins / Edicao: Lenna Borges / Revisao Textual: Marynne Juliate 
Adetuc/Governo do Tocantins
  • Ciro Fernandes é um dos homenageados da exposição
  • Beija-flor, obra de Yolanda Carvalho, integra a exposição

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), no Brasil, são encontradas 1.919 espécies de aves, sendo o segundo no mundo em variedades, atrás apenas da Colômbia. Mas, também registra várias as espécies ameaças de extinção, entre elas a Arara Azul, um dos símbolos do Estado do Tocantins. Unindo arte e denúncia, a exposição Aves em extinção: exposição de gravuras, foi lançada nesta sexta-feira, 20, às 20 horas, com exibição de live no canal da Casa Visual Galeria, no Youtube.

O projeto, aprovado em edital lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), patrocinado com recursos da Lei Aldir Blanc, inclui oficinas práticas, onde o público terá a oportunidade de conhecer diferentes técnicas de gravura, e ainda prevê encontros para bate-papos entre os artistas envolvidos, como forma de intercâmbio de saberes.

A exposição coletiva apresenta 51 gravuras de artistas selecionados via edital e dos artistas homenageados, Ciro Fernandes e Yolanda Carvalho, dois mestres da xilogravura brasileira que apresentam parte da sua iconografia artística, imagens e temas relacionados às aves. As obras atuam como um alerta e uma reflexão sobre o mundo que estamos construindo e o quanto perdemos.

Organizada e produzida por Pablo Marquinho, a mostra também recorrerá ao recurso de audiodescrição em cada obra, possibilitando o acesso para pessoas com deficiência visual e ficará disponível para visitação até outubro de 2021, no site da Casa Visual Galeria (www.casavisualgaleria.com).

"É impressionante ver como nossos artistas estão ressignificando sua produção e aproveitando de forma tão eficaz as ferramentas virtuais, que possibilitam soluções criativas para as limitações impostas pela pandemia", elogia o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ao ressaltar os esforços do Governo Mauro Carlesse pelo controle da covid-19 no Estado.

Artistas homenageados

Yolanda Carvalho é professora, artista plástica, desenhista, gravadora e ilustradora. É pós-graduada em Preservação da Arte Rupestre, pelo Núcleo de Antropologia da Pré-História, da Universidade Federal do Piauí, onde atua como docente do Departamento de Artes visuais. Premiada no XIV Salão de Artes da Capitania das Artes, Rio Grande do Norte.

Ciro Fernandes é um dos maiores nomes da xilogravura brasileira. Nascido em Uiraúna, Paraíba, começou a desenhar na infância. Foi ilustrador do Jornal do Brasil, criou capas para grandes nomes da literatura brasileira, além de reunir em seu currículo diversas exposições nacionais e internacionais.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente