Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
14/06/2018 - 17h09m

Combinado e Taguatinga realizam atividades Ecológicas na 1ª quinzena de junho

Rodrigues di Sousa do Portal JTI 
FOTO: Glauco Rafael

Ao comemorar seu 27° aniversario, o município de Combinado teve a 1ª Pedalada Ecológica e 3ª Pedalada Ecológica do CIDS Vale do Rio Palmas, como uma de suas principais atrações de sua programação festiva. Segundo o secretário de Meio Ambiente Glauco Rafael, foram 197 pedalistas que assinaram a ficha de inscrição, além de alguns que entraram no passeio depois da saída e bateu recorde de parcipantes.

Para o prefeito Dolfin do Prado a pedalada ecológica entrou para história do município de Combinado, como a maior da região Sudeste. Ao todo foram mais de 200 participantes, graças a participação dos integrantes do grupo Família pedal e Churrasco da região Sudeste. A 1ª Pedal Ecológico de Combinado contou com participação de ciclistas além da cidade, estiveram presentes também dezenas de pedalistas das cidades de Lavandeira, Aurora do Tocantins, Novo Alegre, Taguatinga e Campos Belos

Taguatinga

Ao comemorar seus 146° ano de emancipação política, o município de Taguatinga, uma das principais cidades do Sudeste Tocantinense recebeu quase uma centena de ciclistas para seu 3° passeio ecológico pela zona rural da do município. O Ponto de partida que saiu da praça da matriz com as bênçãos do pároco da cidade e a presença do prefeito Miranda que patrocinou o evento, teve como destino a linda gruta dos caldeirões na zona rural dói município.

O evento que contou com dezenas de ciclistas do grupo Família Pedal e Churrasco da região Sudeste do Tocantins e Nordeste Goiano, mais precisamente das cidades de Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado e Campos Belos e da própria cidade de Taguatinga.

Modalidade de esportes e lazer

Vale lembrar que essa modalidade de esportes já era vistos na região, mas se intensificou do mês de dezembro do ano passado prá cá, quando a prefeitura municipal de Lavandeira, através da secretária municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico, mobilizou a região para a 1ª Pedalada Ecológica do município e 1ª do Consórcio intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) dos municípios do Vale do Rio Palmas, durante programação de aniversário de 22 anos de emancipação política daquele município.

Com cerca de 80 pedalistas na primeira edição de Lavandeira, em dezembro de 2017, o movimento de ciclistas na região tem aumentado consideravelmente a cada edição em apenas seis meses, da primeira edição ecológica até as ultimas realizadas de Combinado e Taguatinga respectivamente.

O objetivo da pedalada ecológica é disseminar a política de educação ambiental entre os ciclistas que preferem pedalar na natureza pelas estradas rurais. Foi com esse afinco que o grupo se movimentou nos últimos seis meses.

Cada vez mais entusiasmados os amantes do pedal criou um grupo de whatsapp denominado de "Família Pedal e Churrasco", para se comunicarem e propor novas programações a cada final de semana e um, encontro dos municípios em todo final ou inicio de cada mês para uma confraternização da família.

Para o próximo dia 1º de julho (domingo) está programado o Pedal Solidário que terá o ponto de partida em Novo Alegre com um completo café da manhã e chegada no Azuis com um delicioso almoço com uma taxa de apenas R$ 25,00 por participantes.

Entre os grupos do Pedal, o movimento conta com pedalistas de Aurora, Lavandeira, Taguatinga, Combinado, Novo Alegre, Campos Belos, Arraias e até Alto Paraíso de Goiás, sempre em conexão com os parceiros de trilhas. Para o jovem Rafael, pedalar sempre saudável é por isso que ele e sua esposa sempre estão presentes nas pedaladas na região.

Para o empresário camposbelense Tavinho Batista pedalar é sempre um motivo prazeroso, para ele a superação depois de um acidente quase fatal, trouxe ainda mais superação. Já o pedalista Vitalino de Combinado, que usa prótese em uma de suas pernas, o pedal é motivo de superação e animo de vida e está sempre pronto para ir mais longe, na companhia de sua bick esportiva, de todos os dias. Enquanto que para o diretor de Taguatinga a cada dia que pedala, o prazer de andar pela natureza aumenta a cada quilômetro rodado.

Já para o jornalista Rodrigues di Sousa, secretário de Meio Ambiente de Lavandeira e diretor executivo do CIDS, o objetivo da Pedalada Ecológica é unir os ciclistas em prol da preservação ambiental e interagir saúde com meio ambiente. Por isso já está programado também como política de educação ambiental, a 1ª Pedalada Ecológica de Aurora do Tocantins e a 4ª Pedalada Ecológica do CIDS do Vale do Rio Palmas prevista para final de setembro em Aurora do Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente