Comitê Central de estudo para criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se reúne pela primeira vez - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
17/11/2015 - 22h43m

Comitê Central de estudo para criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se reúne pela primeira vez

Ana Cássia Costa 
(Foto: Vivianni Asevedo/Ascom Unitins)
Primeira reunião da Comissão de Estudo aconteceu na segunda-feira
Primeira reunião da Comissão de Estudo aconteceu na segunda-feira

O Comitê Central de Estudo para a criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira, 16, na Sede Administrativa da universidade.

 

Conduzida pela reitora Elizângela Glória Cardoso, a reunião aconteceu com a presença da vice-reitora, Suely Quixabeira, dos quatro pró-reitores, a saber, de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Ribeiro; Graduação, Munique Maia; Extensão, Simone Brito; e Administração e Finanças, Senivan Arruda. Conduziram ainda, o chefe de gabinete, André Victor Araújo Gonçalves e o procurador do Estado, Kledson de Moura Lima.

 

De acordo com a reitora Elizângela Glória Cardoso, o comitê tem como premissa a organização, sistematização e análise de todo o material produzido pelas quatro comissões de estudos. "Nós estamos felizes com o andamento do processo e acreditamos que nosso trabalho está sendo realizado com êxito", afirma.

 

A Portaria 537 que designou os membros das comissões de trabalho responsáveis pelo estudo que objetiva a criação da nova Unitins, autarquia em regime especial, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE) no dia 26 de outubro. Foram instituídas quatro comissões, compostas por cinco membros cada, dentre pró-reitores, docentes, servidores e alunos.

 

As comissões tiveram como tema ensino, pesquisa e extensão; patrimônio e orçamento; legislação; e recursos humanos.  Outras três comissões, que ficaram responsáveis pelos levantamentos nos câmpus de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, também concluíram seus trabalhos no prazo previsto, de 15 dias.

 

Justificativa

Segundo a justificativa apresentada pela reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, para dar início ao processo de mobilização institucional para a mudança da personalidade jurídica da instituição, uma universidade pública estadual é importante para o desenvolvimento educacional, econômico e social do Estado. O objetivo é a transformação da Unitins em fundação pública de direito público com natureza de autarquia.

 

A Unitins já certificou mais de 83.600 alunos. Atualmente, são 1.407 acadêmicos matriculados nos quatro câmpus â?? Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, em nove cursos. Na modalidade a distância, em parceria com a UAB, são 821 acadêmicos nos 12 polos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente