Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
17/03/2017 - 09h46m

Comitiva dos municipios do Vale do Rio Palmas no Sudeste é recebida na Semarh

Rodrigues di Sousa 
Foto JTi

O prefeito Fernando Pereira, o secretário municipal de agricultura e meio ambiente de Novo Alegre, o secretário municipal de meio ambiente, turismo e desenvolvimento econômico de Lavandeira jornalista Rodrigues di Sousa e a engenheira ambiental dos municípios do Vale do Rio Palmas Naraiany Aparecida, foram recebidos na tarde desta quarta-feira 15, pelo Diretor de desenvolvimento sustentável Jânio Washington em seu gabinete na Semarh.

O objetivo da visita foi tratar de assuntos relacionados as informações sobre a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas, de interesse comum, entre os municípios de Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado e Novo Alegre, municípios administrados pelos prefeitos Aloilson Caçula (PTB), Roberto César (PMDB), Adolfo Prado (PV) e Fernando Pereira (PMDB).

Jânio Washington, é especialista na formação de consórcios públicos. Ele, além de engenheiro é advogado e atua no governo do Estado desde o início da década de 90, ocupando no atual governo de Marcelo Miranda como Diretor de Desenvolvimento Sustentável, um dos principais auxiliares da secretária de meio ambiente e recursos hídricos Meire Carreira.

O projeto discutido pelo grupo é a formação de um consórcio que abrange os programas nas áreas de Meio Ambiente, Saneamento e Infraestrutura.

Entre as áreas de meio ambiente os principais programas são: resíduos sólidos com aterro sanitário único; coleta seletiva de lixos, brigada de incêndio, bacia hidrográfica do Rio Palmas e educação ambiental.

Já na área de saneamento, o programa visa a questão de tratamento e abastecimento de agua e buscar recursos junto aos ministérios da Integração Nacional, Funasa e Sudam, para melhorias de instalações de esgoto sanitários.

Já na área de infraestrutura será na formação de programa único para melhorias da malha viária, dos municípios integrantes, buscando junto aos ministérios da Agricultura e Integração Nacional recursos visando melhoria do escoamento da produção rural.

Na ocasião ficou de acertar uma nova data para reunir no mesmo ambiente, os gestores dos quatro municípios para elaborar e propor a assinatura de um protocolo de intenções, visando dar andamento ao projeto de formação do Consorcio.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente