Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
04/11/2015 - 17h42m

Concluída ponte que tira famílias do isolamento e facilita escoamento de soja em Alvorada

Luzinete Bispo / Governo do Tocantins 
Thiago Sá / Governo do Tocantins
Ponte sobre o rio Feliciano vai melhorar as condições de acesso ao município de Alvorada
Ponte sobre o rio Feliciano vai melhorar as condições de acesso ao município de Alvorada

A empresa Engenharia, Indústria e Comércio Ltda (Engicom) terminou de colocar as vigas de concreto na ponte sobre o rio Feliciano, com extensão de 30 metros, na última semana de outubro. A ponte está pronta, faltando apenas a limpeza dos restos de material de construção, para liberar o tráfego. O rio Feliciano fica na divisa dos municípios de Alvorada e Figueirópolis, região sul do Tocantins. No início de 2014, as 83 famílias desses assentamentos ficaram isoladas por mais de um ano, após a destruição total da velha ponte de madeira.

A nova ponte resolve o problema que gerou várias reclamações e manifestações de produtores de soja, pecuaristas, estudantes e moradores dos assentamentos Cobertão e Nossa Senhora da Conceição, quando ali tinha uma estrutura de madeira em situações precárias. Além dos assentados, os maiores beneficiados com a obra são os caminhoneiros e os produtores rurais que precisam da ponte para escoar a produção de soja, principal atividade do agronegócio tanto em Alvorada quanto em Figueirópolis.

"Os produtores de soja têm prejuízos, já que os caminhões não podem passar pela ponte por causa do peso. Por isso, precisam pegar outro caminho, passando pela BR-153, o que aumenta o percurso em quase 100 km", disse o assentado Walcimar Weber Correia, que concluiu dizendo: "Essa obra aqui é um presente do governador Marcelo Miranda para todos nós do assentamento e para todos os grandes produtores de soja de Alvorada e Figueirópolis", disse.

Trafegando pelas estradas vicinais do município, levando na garupa da moto a sua esposa Ana Lucia Sousa Mendes, o lavrador Pedro Ferreira da Silva morador da Fazenda Juscelino Kubitscheck, que passava pelo desvio ao lado da nova ponte, pois leito do rio está seco nessa época, disse que há um ano, indignados com a antiga ponte quebrada, "o povo ateou fogo no resto da ponte de madeira para que as autoridades tomassem providências". Para ele, "agora tudo vai melhorar com a nova ponte, nós sofremos muito com o rio cheio sem poder passar". Os assentados do Cobertão fizeram uma passarela para atravessar a pé. "Antes de a empreiteira fazer esse desvio, a gente tinha que dar uma volta enorme para ir à cidade", disse Pedro Ferreira.

"Quando a ponte estiver terminada, nossos produtores de soja em Alvorada e região terão condições de realizar o escoamento da produção com mais rapidez e segurança. A ponte anterior estava preparada para um tráfego mais leve, onde os veículos não eram tão pesados. Com o advento da soja no Tocantins, Alvorada é um dos municípios maiores produtores de soja da região sul. ? o progresso chegando à região e não podemos deixar de acompanhar esse crescimento também nos setores de logística e infraestrutura rodoviária", afirmou o secretário da Infraestrutura e presidente do Dertins, Sérgio Leão.

Mais obras

Além da construção dessa ponte, outra de 30 metros está sendo construída sobre o córrego Água Boa. A construção de mais uma de 20 metros na estrada da fazenda Santa Clara está em andamento. Todas elas devem ficar prontas antes do período chuvoso. No total, serão construídas, em todo o município, 12 obras, sendo duas pontes de 10 metros cada, uma ponte de 20 metros, outras duas de 30 metros cada, quatro bueiros celulares (galerias) e três bueiros tubulares, atendendo um total de 75, 94 km de estradas vicinais no município de Alvorada.

A obra é do Governo do Estado do Tocantins sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (Dertins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alvorada, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS). Estão sendo investidos R$ 1.134.222,85 na zona rural.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente