Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
17/04/2019 - 17h16m

Concurso da Polícia Militar é cancelado: empresa descumpriu as cláusulas contratuais

Fonte: T1 Noticias 
Foto: Laiane Vilanova/T1 Notícias

O concurso da Polícia Militar está cancelado. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 16, durante coletiva de imprensa na sede do Quartel do Comando Geral, em Palmas (QCG). A tenente coronel, Lorena Alfonso, membro da comissão do concurso, explicou que o cancelamento da prova do concurso se deu porque a empresa Assessoria em Organização em Concursos Públicos Ltda. (AOCP Concursos Públicos) descumpriu as cláusulas contratuais relacionadas à segurança e quebra de sigilo. 

 

Questionado se o valor relativo à taxa das inscrições será devolvido, o tenente-coronel Honorato Melo, também membro da comissão, informou que o dinheiro será devolvido após a finalização do processo de rescisão de contrato. O que poder levar cerca de 40 dias. O tenente disse ainda que em caso de um novo concurso as inscrições não serão reaproveitadas. A publicação completa da decisão também será feita na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira.

 

O novo concurso

Já sobre a realização de um novo concurso, o tenente-coronel conferiu que finalizado o processo de rescisão com a AOCP, um novo estudo técnico será feito para verificar o quantitativo de vagas necessário para o seu quadro. A partir daí todo o processo se reinicia, com a licitação para contratação de uma nova empresa e abertura de novo período de inscrições.As etapas ainda não possuem datas definidas para acontecer.

 

Investigação

Em novembro de 2018, a 28ª Promotoria de Justiça da Capital instaurou um inquérito policial para apurar a ineficiência dos fiscais e o defeito no detector de metais, que permitiram que aparelhos celulares fossem escondidos em lixeiras de banheiros dos locais onde as provas eram realizadas para que, posteriormente, próximo ao final do período de aplicação das provas, os candidatos retornassem ao local e recebessem o gabarito via mensagem. 

 

Os aparelhos celulares foram recolhidos nos municípios de Palmas e Araguaína e cerca de 35 números de telefone teriam recebido o que seria o gabarito com as respostas corretas das provas.  O Ministério Público do Estado (MPE), em janeiro deste ano, também recomendou a suspensão do certame. 

 

De acordo com o secretário de Comunicação, João Francisco Aguiar Neto, "não é decisão do governo cancelar o concurso, mas sim resultado de um inquérito. Imaginem uma pessoa que é capaz de burlar uma prova, como uma farda e uma arma na mão. Então nós não podemos permitir isso". 

 

 

Entenda 

Com  mil vagas para soldado e mais 40 para oficial da PM, as provas do Concurso da Polícia Militar foram aplicadas no dia 11 de março de 2018 para quase 70 mil candidatos em 17 municípios do Estado. 

 

Após suspeita de irregularidades, foi aberto inquérito e a empresa AOCP chegou a publicar uma lista de 16 candidatos identificados pela polícia como sendo os fraudadores. Na época, os candidatos foram eliminados.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente