Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
22/08/2021 - 07h17m

Consórcios do Sudeste assinam termo de cooperação com SEMARH e CODANORTE e recebe capacitação

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Rodrigues di Sousa

Os Consorcios CIDS Vale do Rio Manoel e CIDS Vale do Rio Palmas, assinaram na manhã da última terça-feira 17 em Almas – TO, um Termo de Cooperação com a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos e o Concórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas CODANORTE com vista  capacitação para Gravimetria e Gestão Integrada de Residuos Solidos. O evento controu com as presenças da titular da SEMARH Myuki Hyashida e dos presidentes das duas autarquias intermunicipais, os prefeitos de Almas Wagner Nepumuceno e de Lavandeira Roberto César respectivamente.

Ocurso com duração de 36 horas de aulas práticas e teóricas aconteceu no plenário do Poder Legislativo Municipal no aterro controlado local e foi coordenado pela diretora executiva do CIDS Vale do Rio Manoel Alves  Raquel Macedo e ministrado pelo procurador juridico Dr. Dinilton Pereira e a engenheira ambiental Aléxia Malveira, onde capacitou dezenas de técnicos municipais do Sudeste, consórciados ou não, nas areas de elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Residuos Sólidos, Gravimetria, novo Marco Regulatório do Saneamento Básico e Politica Nacional de Residuos Sólidos.

O Presidente do CIDS Vale do Rio Manoel Alves, prefeito de Almas Waguinho Nepumuceno ressaltou a importância da união dos dois consórcios publicos e agradeceu a secretária estadual de meio ambiente e ex-prefeita de Brejinho de Nazaré Myuki Hyashida e o CODANORTE pela parceria.

Já o presidente do CIDS Vale do Rio Palmas, prefeito de Lavandeira Roberto César parabenizou a secretária de meio ambiente Myuki pelo empenho em oferecer essa capacitação aos servidores municipais e reafirmou seu compromisso com a união das duas autarquias em busca de recursos para solucionar as demandas da região nas areas de residuaos sólidos e outras problemas municipais.

Já a secretária Myuki Hishida enfatizou que estará sempre a  disposição dos consórcios e dos municipios e reafirmou o compromisso do governo do estado pelo municipalismo, assegurando que fará o possivel para atender as demandas para soluções dos problemas ambientais e colocou seu gabinete sempre a disposição dos entes municipais.

Ao passo que o diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palmas Rodrigues di Sousa ressaltou os ganhos de conhecimentos durante a capacitação, agradecendo a parceria da SEMARH com o CODANORTE com os dois CIDS e agradeceu a parceria.

Já a diretora executiva Raquel Macedo enfatizou a impotãncia dos três dias de cursos e agradeceu a secretária Myuki e sua equipe, sempre pronta para ajudar os consórcios em especial nas informações e apoios técnicos, como esse que troxe os técnicos do CODANORTE para trazer seus conhecimentos e transmitir aos nossos técnicos e gestores ambientais.

Para o presidente da Associação de catadores Gilson Alexadre Rosa foi o aprendizado muito importante para todos os envolvidos na cadeia dos residuos solidos. "Capacitação como essa só enriquece nosso proposito de aproveitar o máximo de materiais reciclaveis, o que diminuirá os custos dos municipios com perfuração de valas e áreas de aterros.

Já a engenheira ambiental Naraiany Aparecida Alves afirmou que o evento contribuiu sobre maneira para que possamos aplicar novos metodos de informações aos serviços prestados para as comunidades de nossos municipios.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente