Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/10/2015 - 16h50m

Crise é tema de discursos em comemoração aos 27 anos do Estado

Ascom AL 
Foto: Benhur de Souza
Ex-governadores foram homenageados na Assembleia Legislativa nos 27 anos do Tocantins
Ex-governadores foram homenageados na Assembleia Legislativa nos 27 anos do Tocantins
  • Ex-governadores foram homenageados na Assembleia Legislativa nos 27 anos do Tocantins

A crise nacional e seus reflexos no Tocantins foram o tema comum dos pronunciamentos de deputados e ex-governadores homenageados em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira, dia 30. Embora o tema inicial fosse a comemoração dos 27 anos da criação do Estado, em 5 de outubro, os participantes não se furtaram a refletir sobre o difícil momento político.

Primeiro a tocar no assunto, o ex-governador Moisés Avelino insinuou um mea culpa. "Nossos erros não foram direcionados e cada governador deu o seu melhor", afirmou. Em seguida, Avelino ampliou suas críticas à sociedade em geral. "O civismo acabou. Não sabemos nem cantar os hinos da pátria. Acabou o patriotismo. Só temos interesses". Ao finalizar em tom otimista, ele disse que a mudança é possível e que ainda restam "pessoas de valor".

Entre os convidados, também discursou a vice-governadora Claudia Lelis (PV), que no ato representou o governador Marcelo Miranda (PMDB). Claudia pregou a união como forma de superar a crise, um dia depois de a Assembleia aprovar um impopular pacote de aumento de impostos.

"Estamos passando por um período de travessia. O momento exige coragem. O remédio é amargo, mas o Governo do Estado, unido aos segmentos da sociedade, pode vencer a crise. Que as nossas divergências encontrem no diálogo a sinergia necessária para fazer do Tocantins um janela de oportunidade", disse Claudia.

Deputados

Autora do requerimento que originou a sessão, a deputada Luana Ribeiro (PR) também citou a "crise ética, econômica e política" que o país atravessa e elegeu os pioneiros do Tocantins como exemplo de superação. "Que os bons exemplos do passado nos inspirem para estarmos à altura dos desafios do nosso tempo", concluiu.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), lembrou a trajetória do Estado desde a sua origem. "Hoje temos universidades, hospitais, coisas que só víamos em Goiânia, a 850 Km", lembrou. "A história nos inspira a manter a determinação, a garra e a vontade para termos um povo sábio, sadio e feliz", encerrou.

Foram homenageados todos os ex-governadores do Estado. Compareceram pessoalmente Moisés Avelino e Raimundo Pires, o "Boi". Enviaram representantes os ex-governadores Carlos Gaguim, Sandoval Cardoso e José Wilson Siqueira Campos. Eles foram representados, respectivamente, por Rose Amorim, Manoel Silvino e Raimundo Parrião Júnior.

Renderam também suas homenagens os deputados Wanderlei Barbosa (SD), Amália Santana (PT), Elenil da Penha (PMDB), Ricardo Ayres (PSB) e Nilton Franco (PMDB).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente