Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
24/05/2016 - 05h04m

Cuidados com a imagem e postura fazem a diferença para garantir um emprego, alerta profissionais do Sine

Por Adriana Grigolo /Governo do Tocantins 
Fot Luciano Dourado / Governo do Tocantins

Ser bom profissional, ter competências técnicas, habilidades de comunicação, ter ideias inovadoras e criativas, cabe a qualquer profissional que deseja ter uma carreira bem sucedida. Ser ético, ter bom comportamento, habilidades para no trabalhar em equipe, bom relacionamento interpessoal, saber buscar e aplicar soluções para os problemas, entre outras características que são qualidades valorizadas por quaisquer empresas.

Com o objetivo de ajudar os profissionais a desenvolver uma boa conduta no ambiente de trabalho e numa entrevista de emprego, que seguindo normas e valores, possibilita ao colaborador a oportunidade de crescimento e a conquista de um novo emprego. Nesse sentido, o Sistema Nacional de Emprego (Sine/TO), disponibiliza ao público cursos e palestras com direcionamento nos aspectos ético e comportamental, além de serviços de Psicologia Organizacional, que atua no processo de seleção, desenvolvendo dinâmicas em grupo, testes e, dá dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego.

Nos dias atuais, passamos o maior tempo de nossas vidas no ambiente do que com nossas próprias famílias. Para o instrutor de cursos e palestrante do Sine/TO, Adilton Cruz Coêlho, é de fundamental importância seguir os princípios éticos que conduzem ao bom desenvolvimento do profissional. "As empresas estão cada vez mais seletivas em relação aos seus colaboradores e, não basta ter uma boa formação acadêmica ou ser competente no que faz, o trabalhador precisa ter um bom comportamento que possa estabelecer bons relacionamentos, respeito, credibilidade e confiança", aconselha o instrutor.

A psicóloga do Sine/TO, Alessandra Martins, explica que estar seguro é fundamental durante uma entrevista de emprego. "A entrevista de emprego está muito ligada à observação: tudo o que você disser e fizer estará sendo avaliado, é preciso também ficar atento a alguns detalhes de como se portar, que vai fazer toda a diferença na hora do resultado", aconselha à psicóloga. Segundo ela, o candidato deve sempre ser sincero, ter, tranquilidade ao dialogar, usar respostas completas, manter a postura, ter uma boa apresentação, usar roupas discretas, evitar decotes e acessórios extravagantes e cuidar da higiene pessoal, recomenda.

A maneira como você se comporta com no ambiente de trabalho, pode ser o diferencial e determinar qual a sua postura profissional, as empresas buscam no mercado de trabalho profissionais que tenham uma postura formada por uma boa conduta, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos, comportamentos e, este estará no caminho certo para se destacar e alcançar cargos mais importantes.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente