Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
24/09/2015 - 14h40m

Damaso media encontro entre prefeitos de suasbases e governador Marcelo Miranda

Maisa Medeiros-AL 
Arquivo AL/TO
Ao final da reunião, o deputado Osires Damaso destacou que o encontro teve o objetivo alcançado
Ao final da reunião, o deputado Osires Damaso destacou que o encontro teve o objetivo alcançado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), intermediou, na manhã desta terça-feira, dia 22, no Palácio Araguaia, um encontro entre 11 prefeitos de sua base aliada e o governador Marcelo Miranda (PMDB). O objetivo foi promover uma aproximação entre municípios e governo e discutir as demandas de cada região.

Participaram da reunião prefeitos das cidades de Barrolândia, Goianorte, Carmolândia, Caseara, Filadélfia, Araguaçu, Dois Irmãos, Piraquê, Araguanã, Campos Lindos e Juarina.

O prefeito de Piraquê, João Goiano (PSDB), comentou sobre o sua expectativa em firmar uma parceria com o governo. "Agradecemos o apoio do deputado Damaso em ajudar o nosso município e também por intermediar essa audiência tão aguardada. Pretendemos solicitar uma parceria para a realização de obras de recuperação e manutenção das estradas vicinais, e também discutir com o governador algumas modificações no sistema de ensino do município. A intenção é que a Secretaria Municipal da Educação possa assumir a competência da gestão escolar do 6º ao 9º ano que atualmente é feita pelo Estado", destacou.

O prefeito João Goiano explicou ainda que a mudança vai permitir que Piraquê passe a receber recursos federais do Fundeb e garantiu que a cidade conta com estrutura física própria e um quadro de professores efetivos capacitados para as modificações.

Outra preocupação compartilhada pelos prefeitos é a dificuldade em manter o transporte escolar de alunos da zona rural. Os prefeitos de Piraquê, Araguaçu e Goianorte demonstraram interesse de ativar unidades que já existem na zona rural e promover as adequações para reduzir custos com o transporte escolar. Somente em Piraquê, a medida representaria uma economia de 80% nos gastos com combustível e manutenção de veículos, para suprir a necessidade de locomoção de 320 alunos.

Já a prefeita de Barrolândia, Leila Rocha (DEM), mencionou a necessidade urgente de receber emendas, ainda não liberadas pelo Executivo. As emendas de autoria do deputado Damaso foram destinadas para ajudar nos eventos já realizados, promovidos pela prefeitura, a exemplo da exposição agropecuária da cidade e da programação de comemoração do aniversário de Barrolândia. Leila Rocha comentou ainda que, na busca de ver suas solicitações atendidas, ela e os demais prefeitos do Estado vão se unir, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, em uma ação de mobilização da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), para chamar a atenção da sociedade. Nesses dias, os serviços das prefeituras serão paralisados e somente funcionarão os serviços essenciais da área da saúde.

Por sua vez, o prefeito de Araguaçu, Luziano Pereira Rocha (PSDB), lembrou que sua região precisa de uma medida emergencial na área de infraestrutura. Por isso pretende solicitar a disponibilização de máquinas para uma ação de tapa-buracos  na rodovia TO- 373, entre Araguaçu e Alvorada, em um trecho de 96 km, e a pavimentação asfáltica da TO- 181, entre Araguaçu e Novo Planalto.

Ao final da reunião, o deputado Osires Damaso destacou que o encontro teve o objetivo alcançado e que os municípios terão, além de seu apoio, a parceria com o governo. "Essa aproximação entre municípios e governo é de grande importância para a população, o que nos motiva a trabalhar com mais determinação, pois o diálogo foi aberto e representa melhoria no transporte escolar dessas cidades, recuperação de estradas e muitos benefícios que poderão vir por meio de parceria", ressaltou Damaso. (Maisa Medeiros)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente