Defensória Publica de Arraias (TO), vence prêmio nacional de fotografia - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
06/07/2017 - 10h29m

Defensória Publica de Arraias (TO), vence prêmio nacional de fotografia

Fonte: Ascom DPE TO 
Ascom DPE/TO

Com a fotografia intitulada "Pés Calejados", a DPE-TO â?? Defensoria Pública do Estado do Tocantins, venceu pelo terceiro ano seguido na Categoria Fotografia o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. 
Em 2015 e 2016, com "Defensoria Quilombola" e "Sonho Interrompido", respectivamente, a Instituição levou a estatueta de primeiro lugar, com as imagens que levam a assinatura da repórter fotográfica Loise Maria.
Os vencedores foram anunciados na sexta-feira, 30, em Maceió, no estado de Alagoas, durante o encerramento do Conbrascom â?? Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação, realizado pelo FNCJ â?? Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados ao Sistema de Justiça do país. Ao todo, são 14 categorias. 
A Comissão Julgadora foi formada por 27 profissionais de diferentes áreas da Comunicação e de diversas regiões do Brasil.
Segundo a organização do Prêmio, a edição de 2017 alcançou o recorde de 271 trabalhos inscritos. 
A disputa foi muito equilibrada em várias categorias, tornando difícil a tarefa dos jurados, o que reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pelas assessorias de comunicação do sistema de Justiça brasileiro.
Pés Calejados
A foto vencedora "Pés Calejados", da repórter fotográfica Loise Maria, foi capturada durante trabalho de atendimento itinerante do projeto "Expedição Cidadã", da Defensoria Pública do Tocantins, na comunidade quilombolas do Kalunga do Mimoso, no município de Arraias, em julho de 2016. 
Os "pés" da foto são da Dona Iva Pereira Dias, na época com 70 anos. 
Durante o atendimento, ela contou as dificuldades que enfrenta na terra em que vive desde que nasceu. 
A ausência de transporte regular e acessível para ir ao centro de Arraias quando precisa; a falta de energia elétrica; o percurso que ela faz para pegar água no rio, pois não tem cisterna em casa. 
"� um sofrimento, sabe, mas é assim mesmo, não tem caixa, é o jeito", contou Dona Iva.
Com muita sensibilidade, e com a experiência de vários prêmios fotográficos na bagagem, Loise Maria conseguiu exprimir na imagem, todo o sofrimento daquela comunidade. 
"Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade", disse Loise.
Exposição
A fotografia "Pés Calejados" faz parte da Mostra Fotográfica "Caminhos da Cidadania". 
Uma exposição que retrata os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso. Lançada em maio passado, a exposição já passou pela Assembleia Legislativa e Palácio Araguaia, em Palmas. Em agosto estará no Tribunal de Justiça do Tocantins.
As imagens trazem expressões que vão de angústias e alívios até a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria. 
"As fotos tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para garantia de seus direitos", conclui Loise.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente