Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
28/06/2021 - 21h40m

Dois novos centros de distribuição de vacina facilitam logística aos municípios; ATM agradece governo

Ascom ATM 
FOTO: ASCOM ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) levantou a possibilidade de o Estado ampliar os centros de distribuição de vacinas contra a COVID-19. Atualmente, os centros localizados em Araguaína e Palmas atendem os 139 Municípios, distribuídos nas diversas regiões do Estado. Na última reunião do Grupo de Trabalho (GT) para o Monitoramento do Plano Estadual de Vacinação, o presidente da entidade, prefeito de Talismã, Diogo Borges, pediu a ampliação dos centros de distribuição, bem como a ampliação do horário disponível para resgate das doses.

Nesta quinta-feira, 24, o Governo do Estado, informou que mais dois caminhões serão utilizados na logística de distribuição das vacinas contra a Covid-19, para atender os Municípios da região Sul e Sudeste. "A medida certamente favorecerá a logística dos Municípios, em especial aqueles que se encontram nas divisas do Estado ou longe dos grandes centros de distribuição", disse Diogo Borges. Antes da medida anunciada pelo Governo do Estado, os Municípios já resgataram mais de 660 mil doses da vacina desde janeiro deste ano.

"Nós agradecemos ao Governo do Estado, na pessoa do governador Mauro Carlesse, pela determinação de ampliar os pontos de distribuição, e estamos à inteira disposição para trabalharmos de forma conjunta em estratégias que possibilitem a ampliação e aceleração da vacinação dos tocantinenses contra a COVID-19", disse o presidente da ATM, que pede ainda a ampliação do horário disponível para resgate dos imunizantes nos centros. "Muitos servidores se deslocam longas distâncias para resgatar as vacinas, e nem sempre chegam no horário correspondente, que finda às 17h. A ampliação do horário até às 19h ou 20h facilitaria muito o processo", finaliza.

Dois pontos – Segundo o Governo do Estado, o objetivo é montar mais dois pontos de apoio, sendo um em Gurupi para atender a região sul do Estado, incluindo a Ilha do Bananal; e o outro em Dianópolis, para apoio aos municípios da região sudeste. Ainda na reunião do Grupo de Trabalho alguns pontos foram esclarecidos sobre a distribuição da vacina da Janssen, que chega nesta sexta-feira, 25, ao Tocantins. A priori, os imunizantes ficaram apenas em Palmas, mas deverão ser também enviados à Araguaína e Gurupi, após consulta do Estado ao Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente