Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
04/03/2021 - 16h14m

Educação lança guia de Educação Ambiental e Saúde e intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação - Governo do Tocantins
O lançamento on-line contou com a participação das equipes das DREs e setores da Seduc que participam da implementação
O lançamento on-line contou com a participação das equipes das DREs e setores da Seduc que participam da implementação

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Básica e da Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde, lançou na última quarta-feira, 3, o Guia Pedagógico de Educação Ambiental e Saúde. O objetivo é fortalecer a integralidade pedagógica entre as políticas públicas de Educação, Meio Ambiente e Saúde. O documento também visa orientar as equipes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das unidades escolares quanto às práticas pedagógicas alinhadas com as diretrizes específicas e documentos curriculares.

O guia é composto por pressupostos pedagógicos, orientações para inserção de atividades nos Projetos Políticos Pedagógicos, além de agenda pedagógica de meio ambiente e saúde com sugestões de estratégias didáticas que podem ser adaptadas e contextualizadas à realidade das escolas, bem como a definição e consolidação do monitoramento contínuo das ações. O lançamento on-line contou com a participação de 96 servidores das equipes das DREs e setores da Seduc, que participam da implementação.

Na ocasião, também foi intensificada a Campanha de Mobilização de Combate ao Mosquito Aedes aegypti em 2021, nos espaços escolares, com a proposição de atividades elaboradas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT).

Uma das elaboradoras do guia de orientações e da campanha, Vânia Cristina Ribeiro dos Santos, técnica da Unidade Executiva de Meio Ambiente e Saúde, destacou que o material irá contribuir para uma mobilização além da escola. "O guia será de grande importância na orientação pedagógica das atividades educativas ligadas ao meio ambiente e saúde, que podem e devem ultrapassar os muros das escolas e assim mobilizar toda a comunidade, uma vez que, o cuidado com o ambiente e qualidade de vida são partes do nosso cotidiano", finalizou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente