Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
26/04/2017 - 17h14m

Educadores de Dianópolis participam de formação do Pnaic

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins 
Divulgação / Governo do Tocantins

A Diretoria Regional de Educação de Dianópolis encerra nesta terça-feira, 25, a formação do Plano Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) fechando o ciclo dos encontros presenciais para professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.  A capacitação tem como objetivo subsidiar a atuação dos profissionais, possibilitando alcançar as metas de alfabetização na idade adequada. 

O aprimoramento da prática pedagógica, como gestão de sala de aula, foi um dos temas trabalhados.  Técnicas de alfabetização com a utilização de jogos e materiais concretos e atividades diversificadas foram socializadas pelos participantes. 

Segundo a diretora Regional de Educação de Dianópolis, Jane de Cássia Maciel, as formações do Pnaic, na regional de Dianópolis, vêm sendo realizadas em parceria com as secretarias municipais de educação "com o objetivo de apoiar os professores de ambas as redes que atuam no ciclo de Alfabetização a planejarem as aulas e a usarem, de modo articulado, os materiais e o referencial curricular", ressaltou. 

"A contribuição desses encontros tem sido bastante significativa para o processo de ensino e aprendizagem na nossa unidade escolar, direcionando a prática pedagógica para a obtenção de resultados relevantes", enfatiza a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Dona Alzira Freire de Queiroz, Rosana Alves Dias, do município de Ponte Alta do Bom Jesus. 

Pnaic 

O Pnaic é um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No Tocantins, o Pnaic é gerido pela Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a representação estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente