Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
28/06/2016 - 21h15m

Em Monte Alegre (GO), Reinado da Cachaça completa 30 anos. Festa ocorre nos 23 e 24 de julho

Do blog Dinomar Miranda 
Divulgação

A tradição do Reinado da Cachaça começou em 1987, há 30 anos. O primeiro casal de festeiros,  o rei e a rainha, foi "Bolinha" e Yeda.
Desde então, a festa só tem crescido e ganhado maturidade. 
Mas ela começou muito antes de Bolina e Yeda. 
Contam os relatos que em 1736 já havia garimpeiros explorando ouro nas terras onde é o Município de Monte Alegre de Goiás, que foi fundado oficialmente em 1769. 
Cerca de 1800 escravos foram levados para os garimpos e com o aumento da produção das minas mais mineiros chegaram e o local foi se desenvolvendo. 
Com o sincretismo religioso, entre as crenças africanas e a igreja Católica, surgiu, há mais de dois séculos e meio, os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário são feitos no Município de Monte Alegre de Goiás. 
No Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Império do Divino Espírito Santo, a cada ano,  são escolhidos novos Reis e Imperadores que organizam os festejos do ano subsequente.
Eles são responsáveis por realizar todas as pompas de um reinado, desde a missa com características físicas, formalidades e figurinos originais da época do Império.
Conta ainda a história que em Julho de 1987, ao término do banquete oferecido pelos Reis religiosos, um grupo de amigos, que desesperadamente procurava por algo mais a fazer, saiu em direção à Praça Matriz, quando de repente colocou-se nas cabeças de um casal coroa feita de prato e copo descartáveis, e como o grupo estava vindo de um Reinado e procuravam por "cachaça", denominou-se aquela simples brincadeira como "Reinaldo da Cachaça", uma paródia com a festa religiosa.
Surgia então, inconscientemente, um dos melhores carnavais fora de época do Estado de Goiás, que hoje atrai centenas de turistas. 
Desde 1987, o carnaval fora de época denominado "Reinado da Cachaça", acontece todos os anos em meados de Julho, sempre paralelo ao Reinado religioso, seguindo a mesma tradição, regado a muita diversão e lazer, com realização de shows musicais em trio elétrico pelas ruas da cidade.
Nos próximos dias 23 e 24 de Julho, a festa completa 30 anos. 
Trata-se de um evento exclusivo do município de Monte Alegre de Goiás, oficializado pela Lei Municipal nº 136/2015 de 13 de Agosto de 2015, que considera o evento como patrimônio público, devido a sua importância cultural e
movimentação da economia local, e tem os organizadores nomeados via Decreto Municipal. 
O Reinado da Cachaça, com o passar dos anos, vem buscando
inovar sua edições, com ouso de abadás, trio elétrico e outros para melhor receber os turistas. 
Este ano, sob o reinado de Armando e Ana Paula, a grande atração é a cantora Juliana Miller, além do Dj Paulo Santos e o cantor Lois.
Então agende aí essa grande festa regional no seu calendário, para exatamente daqui a um mês. 




© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente