Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
11/03/2016 - 20h52m

Em Paranã, Operação do MPE, Procon e Vigilância Sanitária apreende itens impróprios para consumo no comércio

Do blog Dinomar Miranda 
Divulgação

Entre terça e quinta-feira, o Ministério Público Estadual (MPE), a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) e Vigilância Sanitária realizaram  a operação "Pró-consumidor", que promoveu uma fiscalização em todos os supermercados, açougues e padarias da cidade de Paranã.
Nos três dias, 21 estabelecimentos foram percorridos, sendo 15 deles autuados por expor à venda produtos impróprios para consumo. 
Nos supermercados, açougues e padarias, os técnicos da operação  apreenderam 941 itens, com destaque para produtos vencidos, avariados ou sem as informações técnicas necessárias em seus rótulos. 
Um grande número de peças de mortadela mantidas sob refrigeração inadequada também foi retirado das prateleiras.
Ainda foram apreendidos 95,8 quilos de carnes e derivados e 19 quilos de queijo impróprios para o consumo, por não contarem com data de validade e por estarem acondicionados de forma inadequada. 
Em diversos supermercados também foram encontrados expostos à venda medicamentos de uso veterinário, cuja comercialização é restrita a casas agropecuárias. Ao total, 110 destes itens foram apreendidos.
Fábrica clandestina
Na quarta-feira, a equipe de fiscalização encontrou um distribuidor de sorvete e picolés cujos produtos não continham data de fabricação e validade, entre outras informações técnicas, além de serem embalados de modo precário. 
No mesmo dia, a fábrica foi interditada e toda a produção que se encontrava em estoque foi apreendida.
Os picolés e sorvetes, assim como os demais produtos alimentícios, foram descartados no aterro sanitário do município. 
Já os medicamentos de uso veterinário serão encaminhados a Palmas, para o descarte técnico adequado.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente