Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
24/05/2016 - 06h38m

Embaixada Alemã avalia avanços do Projeto Cerrado-Jalapão

Gilson Cavalcante / Governo do Tocantins 
Divulgação / Governo do Tocantins

Os resultados do projeto Cerrado-Jalapão foram o tema prioritário na reunião realizada nesta segunda-feira, 23, entre a embaixada alemã e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A avaliação contou com representantes da embaixada alemã no Brasil, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).                               

Iniciado em dezembro de 2011, com término previsto para outubro deste ano, o projeto visa a prevenção e o combate a incêndios florestais naquela região, e tem como parceiros agências internacionais, a exemplo do KfW (Banco Alemão para o Desenvolvimento), um dos financiadores, a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), o Ministério do Ambiente, o CMBio e o Ibama. Em nível local, a parceria conta com a Semarh, o Naturatins, o Ruraltins e a Defesa Civil.

Para o coordenador-geral do projeto, no Brasil, Michael Scholze, a renovação da parceria vai depender do interesse do governo alemão, após avaliação do desenvolvimento do projeto. Ele adianta, no entanto, que a decisão da embaixada vai levar em conta os avanços do projeto e também da contrapartida que será apresentada pelo governo brasileiro. "Pode ser que outros projetos sejam apresentados, inclusive", ponderou. "O nosso objetivo principal é somar esforços para que a parceria possa reduzir os impactos das queimadas no cerrado", observou a titular da pasta, Meire Carreira, durante a reunião, que contou também com a participação do diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Rubens Brito.

Houve uma rodada de apresentação do projeto e em seguida, a equipe alemã embarcou para o Jalapão, para conhecer de perto a região.

Manejo Integrado do Fogo

O MIF (Manejo Integrado do Fogo) é uma prática preventiva e educativa, cujo objetivo principal é reduzir os impactos das queimadas e incêndios na região do Jalapão, que tem seu período mais acentuado entre os meses de agosto a outubro, mas a partir dos meses de abril e maio, a Semarh e os parceiros locais começam com as ações preventivas.

 "A natureza do trabalho desse projeto já faz parte do nosso dia a dia, como a sensibilização dos produtores sobre o perigo de incêndios, práticas ecologicamente sustentáveis, alternativas ao uso do fogo e orientações técnicas para realizar queimadas controladas, são algumas das ações", explicou o diretor Rubens Brito. Segundo ele, a ideia é fortalecer essa parceria que tende a potencializar o trabalho e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do agricultor e de suas famílias.

O projeto, promovido entre o governo brasileiro e o governo alemão, tem como parceiros na implantação o Ibama/Prevfogo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ruraltins, a Embrapa, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidades (ICMBio) e a Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente