Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
23/04/2021 - 23h11m

Energisa alerta para os riscos de intervenções na rede elétrica

Ascom ENERGISA 
Foto: Divulgação

Manusear cabos energizados não é uma tarefa simples. Requer conhecimento e muito treinamento, além de uma série de cuidados e equipamentos de proteção para evitar acidentes. Por isso a Energisa Tocantins, concessionária de energia elétrica, alerta a população sobre os riscos de intervenções não autorizadas na rede elétrica.

 

"Quando alguém, sem autorização, mexe na rede elétrica, além de se expor a grandes riscos, pode comprometer o fornecimento de energia para toda a comunidade, podendo afetar hospitais e pessoas eletrodependentes, por exemplo. Nossos profissionais recebem treinamento específico para realizar a manutenção das redes, seguindo protocolos de segurança, utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários para esse tipo de operação", explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Bruno Queiróz.  

 

As atividades e serviços que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho, respeitando todas as normas técnicas e de segurança.

 

Intervenção na rede por quem não é autorizado é crime previsto no art. 265 do Código Penal Brasileiro. Além disso, essas atividades são perigosas e podem causar acidentes fatais. "Essas pessoas estão colocando a sua vida em risco e de todos que estão próximos", enfatiza Bruno Queiróz.

 

Ações que são proibidas de serem realizadas na rede de energia ou próximas a elas por pessoas não autorizadas:

 

• Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;

• Fazer instalações elétricas direto nos cabos dos postes. Além de perigoso, é crime;

• Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia;

• Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;

• Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema;

• Não se aproxime ou toque na rede elétrica.

 

Serviço

Se precisar de algum serviço com a rede elétrica na sua casa, procure um profissional qualificado. Se o serviço for na rede externa de energia, entre em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento:

• Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)

• Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - 63 9222-6664

• www.energisa.com.br

• Call center - 0800 721 3330

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente