Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
09/07/2021 - 22h41m

Energisa doa 60 refrigeradores para conservação de vacinas contra a Covid-19

Ascom ENERGISA 
Foto: Divulgação Comunicação ETO

Nesta sexta, 09, a Energisa fez a entrega de 60 refrigeradores para Secretarias Municipais de Saúde para conservação local de vacinas contra a Covid-19. Os equipamentos serão distribuídos para 34 municípios tocantinenses. A doação, que é uma das ações do movimento Unidos pela Vacina, contou com o apoio e parceria do grupo Mulheres do Brasil, Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS). A Energisa é importante parceira do movimento no Tocantins.

"Essas geladeiras chegaram em um momento muito importante e vão ajudar muito no armazenamento da vacina durante as aplicações no estado. Agora, com essa entrega imediata feita pela Energisa, vai garantir e ajudar no andamento da vacinação", destaca Valeria Mota, líder do grupo Mulheres do Brasil em Palmas e uma das líderes do Unidos Pela Vacina no Tocantins.

A entrega dos refrigeradores entre nos municípios começa já na próxima semana e será feita diretamente nas unidades básicas de saúde. As geladeiras serão utilizadas na conservação local das doses durante a aplicação. Os equipamentos são da marca Esmaltec, de 261 litros, e conta com o Selo Procel de Economia de Energia.

"Para nós dos 139 municípios do Tocantins, sempre serão bem-vindas doações como essa. Nós sabemos que as demandas são grandes nas cidades e com essa doação, com certeza vai ajudar muito mais nossas salas de vacinação pelo estado. É de grande valia e nós do COSEMS/TO só temos a agradecer por essa parceria", comenta Lucione de Oliveira Negre, representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e secretário de Saúde de Monte do Carmo.

Ao todo, 34 municípios receberão os equipamentos. São eles: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Arraias, Augustinópolis, Brejinho de Nazaré, Carrasco Bonito, Caseara, Centenário, Colinas do Tocantins, Colméia, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Esperantina, Gurupi, Lizarda, Luzinópolis, Monte Santo do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Palmeirante, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Santa Fé do Araguaia, São Bento do Tocantins, São Valério, Taipas do Tocantins, Tocantinópolis e Tupirama.

O diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, destaca a importância da união para garantir que mais pessoas sejam vacinadas o quanto antes. "Nosso papel é o de apoiar, ajudar a garantir a imunização e levantar os insumos necessários para este processo. Nós buscamos soluções, pois sabemos que a vacinação é fundamental para a nossa sociedade. Estes equipamentos que serão destinados aos municípios são para ajudar neste processo e, principalmente, garantir que nenhuma dose se perca por falta de refrigeração ou conservação local inadequada", garante Brum.

Quando o Unidos pela Vacina foi lançado, os municípios da área de concessão da Energisa Tocantins já haviam apresentado demandas relacionadas a geladeiras, caixas térmicas, entre outras. A doação é uma das iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente