Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
07/03/2016 - 14h27m

Enfermeiros suspendem greve para retomar negociação com o governo do Estado

Do Portal CT 
Foto: Adelmar Ribeiro/Governo do Tocantins
Os profissionais da enfermagem que estavam em greve desde o dia 2 fevereiro retornaram as atividades normais nos hospitais públicos do Estado
Os profissionais da enfermagem que estavam em greve desde o dia 2 fevereiro retornaram as atividades normais nos hospitais públicos do Estado

Os profissionais de enfermagem do Tocantins decidiram suspender o movimento grevista, iniciado no dia 2 de fevereiro. A categoria voltou aos postos de trabalho após reunião da diretoria do sindicato da classe (Seet) com o secretário-geral de Governo e Articulação Política, Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz e o secretário de Administração, Geferson Oliveira Barros. Apesar da retomada dos serviços, a categoria não recebeu qualquer proposta do Executivo, dando apenas o compromisso de continuar as negociações.

O fim da greve foi endossado pelos servidores em assembleia geral realizada na sexta-feira, 4, na Secretaria de Administração (Secad), após a audiência do sindicato com os secretários de Estado. Os profissionais decidiram pela suspensão do movimento paredista por entender que era o momento de recuar para que se pudesse avançar nas negociações. Contudo, ficou deliberado que caso o governo não atenda as agendas de negociação e não cumpra o acordado entre as partes, o movimento será retomado.

Foto: Adelmar Ribeiro/Governo do Tocantins
Greve dos profissionais de enfermagem durou mais de 30 dias, 800 aderiram em Palmas


Lyvio Luciano comemorou a decisão da categoria e reforçou a disposição do Executivo para manter a negociação. "O Estado parabeniza a decisão dos enfermeiros de retornar ao trabalho, porque entende que é com diálogo e serenidade que servidores e governo irão construir um caminho para solucionar as demandas das categorias. O compromisso do governo Marcelo Miranda é não medir esforços para proporcionar mais qualidade de vida para todos os tocantinenses", disse o secretário geral de Governo e Articulação Política.

Segundo a comunicação do Executivo, somente na Secretaria de Saúde, o gestor, Marcos Musafir, recebeu o comando greve três vezes, ocasiões em que reforçou o esforço que vem sendo empreendido para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde do Tocantins. "O que podia ser feito de imediato, fizemos. As outras coisas serão conseguidas juntamente com os profissionais", disse o titular da Sesau.

Pagamento
O governo do Estado já havia assumido o compromisso de pagar os plantões extras dos servidores da Saúde referentes a setembro de 2015 e também o pagamento do mês dos adicionais de insalubridade e noturno no próximo dia 13 de março. O impacto na folha de pagamento será de R$ 3,3 milhões.

Em cumprimento ao que foi acordado com as entidades classistas, representantes dos servidores, durante reunião que aconteceu na sede da Sesau, no dia 15 de fevereiro, o secretário da Administração, Geferson Barros, enviou ofício em resposta às reivindicações da categoria, sugerindo a formulação de um novo cronograma, a ser discutido em conjunto com os sindicatos até abril, quando será avaliada a evolução da receita frente às despesas correntes do Executivo, para aplicação a partir de maio.

Greve da enfermagem
Os profissionais da enfermagem estavam há mais de 30 dias de greve reivindicando melhores condições de trabalho, medicamentos, insumos e alguns direitos adquiridos. Cerca de 800 servidores participaram do movimento paredista só na Capital. O movimento se estendeu para o município de Araguaína e vinha ganhando adesão em todo os Estado do Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente