Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
06/07/2020 - 10h14m

Entrega de máquinas pesadas e medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 marcam a semana no Governador Mauro Carlesse

Vania Machado/Governo do Tocantins 
Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governador Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito e seguro para estudantes da rede estadual nas 3 maiores cidades do Tocantins
Governador Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito e seguro para estudantes da rede estadual nas 3 maiores cidades do Tocantins
  • Equipamento, que custou R$ 242 mil, é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Jair Farias e vai atender a demanda de toda a região do Bico do Papagaio
  • Plano de Retomada do Turismo da Região do Jalapão será analisado pelo Governador Mauro Carlesse

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de limitações, mas ainda assim, o Governo do Tocantins se adaptou de forma que ações tivessem continuidade e o cidadão continuasse sendo beneficiado. Esta semana não foi diferente, com a agenda cheia, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, realizou a entrega de máquinas pesadas que auxiliarão na manutenção das estradas dos 139 municípios e adotou medidas que visam à não propagação do novo Coronavírus, como o transporte exclusivo para os alunos da rede estadual de ensino no retorno das aulas presenciais.

A semana começou com a visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, que veio ao Tocantins para dar início à entrega de mais de 230 máquinas pesadas, entre retroescavadeiras e pás carregadeiras, contemplando todos os municípios tocantinenses de forma a realizar a manutenção de estradas vicinais e a construção de novas vias, facilitando o escoamento da produção agrícola.

Em cerimônia no Palácio Araguaia, com a presença de várias autoridades, o ministro Rogério Simonetti destacou a importância do Estado no cenário nacional e classificou que "investir no Tocantins é investir no país". "A diversidade, o tamanho, a envergadura e o potencial desse Estado vão se agigantando à medida que os anos passam. E ele vai se consolidando não como problema, mas como solução para o país. O senhor [Mauro Carlesse] pode contar conosco. Da nossa parte, não vai faltar parceria e solidariedade para avançarmos juntos", garantiu o ministro.

O governador Mauro Carlesse falou da importância dos equipamentos para os municípios. "Esses equipamentos vão dar apoio ao setor produtivo, incentivando o desenvolvimento regional sustentável; e auxílio às prefeituras na manutenção das cidades. A entrega também reforça o caráter municipalista da Gestão que estamos empreendendo à frente do Tocantins. Nosso diálogo tem sido constante tanto com a população quanto com os gestores municipais, que são os seus representantes", destacou.

Ao longo da semana, o governador Mauro Carlesse realizou a entrega gradual do maquinário para não gerar aglomeração, recebendo pelo menos dez prefeitos por dia. De segund-feiraa, 29 de junho, até esta sexta-feira, 3 de julho, 46 prefeitos já receberam das mãos do Governador, as chaves e os documentos dessas máquinas pesadas.

Jornada servidor

Ainda na segunda-feira, o governador Mauro Carlesse decidiu manter até 31 de julho de 2020, a jornada de 6 horas e o trabalho remoto para os servidores públicos do Executivo Estadual, além da suspensão das aulas presenciais, como medida para evitar a propagação da Covid-19.

O trabalho remoto também é assegurado aos seguintes servidores: idosos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes e lactantes; aqueles que mantenham sob sua guarda criança menor de um ano; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.

Gestão fiscal responsável

Na terça, 30, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou o Relatório de Gestão Fiscal que apresenta os dados da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dos estados brasileiros no primeiro quadrimestre do ano de 2020. De acordo com as informações, o Tocantins manteve o seu enquadramento com índice de 47,6%.

O enquadramento do Tocantins na LRF é fruto de uma série de ações colocadas em prática desde o início da atual gestão, como a redução do número de servidores contratados e comissionados, redução de despesas com frota de veículos, água, luz, telefone, aluguel, além da revisão de concessões fiscais e da redução da quantidade de órgãos do Governo.

"Essas medidas foram necessárias para devolver, ao Tocantins, as condições de retomar seu desenvolvimento. Assim o Estado recupera a capacidade de investimentos em obras estruturantes e que vão gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população. Estar enquadrado na LRF faz com que o Estado consiga manter sua credibilidade com os investidores, instituições financeiras e também ao governo federal para recebimento de recursos", destacou o Governador.

Leitos privados

Na quarta-feira, 1º de julho, em reunião do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19, o governador Mauro Carlesse cobrou mais agilidade nas ações de prevenção e controle do novo Coronavírus.

"O Tocantins está conseguindo contornar a pandemia com bons resultados, ofertando atendimento médico de qualidade mesmo durante este momento difícil que o país enfrenta. Nosso dever está sendo cumprido, mas, ainda assim, quero agilidade de nossos gestores. A minha determinação é que se precisar de mais médicos, mais EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e mais leitos, eles devem ser adquiridos com urgência. O Governo não vai parar enquanto a situação não se normalizar, nosso trabalho segue ininterruptamente pelo bem-estar da nossa população", determinou o Governador.

Jalapão

Ainda na quarta-feira, o governador Mauro Carlesse recebeu das mãos do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, o Plano de Retomada do Turismo da Região do Jalapão, que contempla os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso e controle dos turistas no parque.

A entrega foi acompanhada pelos prefeitos de Mateiros e São Félix, Pastor João e Marlen Ribeiro, respectivamente, durante cerimônia no Palácio Araguaia. Os protocolos de segurança foram elaborados pelos dois municípios, além de Ponte Alta do Tocantins, em parceria com os conselhos municipais de turismo, associações representantes do trade turístico e com o acompanhamento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O Plano será analisado pelo Governador Mauro Carlesse, a quem cabe a decisão de reabrir ou não o Parque Estadual do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão, cuja visitação está suspensa desde março.

UTI Móvel

No dia 1º de julho, a agenda do Chefe do Executivo encerrou com a entrega de uma UTI Móvel ao Hospital Regional de Augustinópolis (HRAU), no norte do Estado. A UTI inicialmente foi destinada ao município de Sítio Novo, que estabeleceu convênio com o HRAU, para atendimento de toda a região do Bico do Papagaio. O equipamento, que custou R$ 242 mil, é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Jair Farias.

Transporte escolar

Encerrando a semana, o governador Mauro Carlesse determinou nesta sexta-feira, 3, a disponibilização de transporte gratuito e exclusivo para os alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi, a partir de 3 de agosto, data de retomada gradual das aulas, no formato semipresencial, na rede.

"Pensando em reforçar as medidas de segurança na volta às aulas, daremos as condições necessárias para que estes alunos não tenham que utilizar o transporte coletivo convencional. Para os três municípios, serão enviados ônibus escolares novos para atender os alunos da rede estadual. Isso vai fazer com que reduza o fluxo de pessoas nos ônibus do transporte coletivo convencional. E mais, o transporte escolar vai ser gratuito para os alunos", finalizou o Governador.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente