Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
16/10/2015 - 20h53m

Ercílio Bezerra retira pré-candidatura para apoiar Gedeon Pitaluga a presidente da OAB-TO

Do Portal CT 
Divulgação

O conselheiro federal Ercílio Bezerra deixou retirou sua pré-candidatura a presidente da Seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) para apoiar o também conselheiro federal da entidade Gedeon Pitaluga, do Movimento OAB Somos Todos Nós. A eleição, que será realizada no dia 25 de novembro, conta agora com três pré-candidaturas. Além de Gedeon, disputam os advogados Walter Ohofugi e Ester Nogueira. 

Na semana passada o Blog CT adiantou a aliança com exclusividade. Conforme o blog divulgou, Ercílio deve disputar uma vaga de conselheiro federal da entidade.

De acordo com a assessoria de imprensa, Ercílio, que já presidiu a OAB-TO, explicou que a decisão foi respaldada pelo desejo de que a seccional tocantinense volte a progredir pelo bem de toda a advocacia e sociedade. "O grande problema da Ordem hoje é gestão. Esta administração não conseguiu gerir o avanço e a transformação, não conseguiu manter a defesa das prerrogativas, não conseguiu manter a representatividade junto à sociedade civil, renunciou ao debate e a uma relação ativa com as instituições", afirmou.

Para retomar a representatividade, ele sugere a necessidade de uma gestão atuante. "O crescimento da OAB no Tocantins exige uma gestão moderna, de um profissional que conhece bem a instituição, que tem uma história de militância, como o Gedeon, e que vai contar com o apoio de advogados experientes. E essa junção de forças possibilita um conselho extremamente qualificado, que poderá auxiliar o presidente nesse processo de reestruturação", disse.

Outro ponto importante, conforme a assessoria, para Ercílio, é o restabelecimento de uma boa relação com o Conselho Federal da OAB. "A OAB do Tocantins ainda tem um grau de dependência muito grande do Conselho Federal, em razão de ser a mais nova de todas as Seccionais, e precisa contar com este apoio para efetivação dos seus projetos. Hoje é preciso que os gestores conheçam todos os trâmites para facilitar essa parceria do Conselheiro Federal, que infelizmente se perdeu nos últimos anos, e o Gedeon tem uma atuação muito importante junto ao Conselho e ao Fida (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados), tem boa relação e eu também posso contribuir com esse processo", finalizou.

Movimento 
O Movimento OAB Somos Todos Nós diz já ter conquistado adesões importantes em todo o Tocantins. Até a manhã desta sexta-feira, 16, oito subseções tocantinenses  lançaram a pré-candidatura de chapas de consenso nos municípios em apoio ao grupo, conforme a assessoria. As outras seis subseções remanescentes também contarão, segundo o grupo de Gedeon, com chapas majoritárias que compactuam dos princípios defendidos pelo Movimento.

"Nós ficamos extremamente felizes em ver surgindo e crescendo esse sentimento de união e representação qualificada na advocacia. Cada dia mais advogadas e advogados estão integrando esse movimento por uma Ordem representativa, forte e atuante. E isso parte de uma proposta de gestão e representatividade qualificadas, afirmou Gedeon Pitaluga. 

Negociata
No dia 9, logo após o Blog CT anunciar a aliança entre os dois ex-adversáriosl, o pré-candidato Walter Ohofugi, disse que ela é "uma prática nociva e reiterada". "Gedeon já se lançou duas vezes pré-candidato e desiste na reta final. Ercílio já foi duas vezes presidente e agora é conselheiro federal. Eles fazem qualquer tipo de conchavo para se manterem no poder", disparou Ohofugi, semana passada. Ele observou ainda que é oportuno lembrar que os dois adversários de sua campanha "se criticavam visceralmente há pouco tempo e anunciavam o conchavo de nosso grupo com outras forças". "Essa é a experiência que os advogados não querem mais", frisou o pré-candidato.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente