Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
29/10/2019 - 17h14m

Escola do Legislativo amplia ações com novas parcerias e lançamento de portal

PPor Penaforte Diaz /Dicom ALETO 
Clayton Critus / Dicom ALETO
A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, sob o comando do presidente da Assembleia.
A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, sob o comando do presidente da Assembleia.

A Escola do Legislativo acaba de ganhar novo impulso, por meio do lançamento de site e assinaturas de termos de cooperação técnica com instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Unitins, a Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Secretaria da Administração (Secad).

A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, sob o comando do presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade (PTB), e do diretor da Escola do Legislativo, Homero
Barreto Júnior.

Foram assinados protocolos de intenções que estabelecem termos de cooperação técnica, acadêmica e científica, bem como o intercâmbio de experiências e de pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura. As parcerias são voltadas ao aperfeiçoamento, à formação e à qualificação dos servidores das instituições parceiras, a parlamentares e à comunidade em geral, no âmbito do Estado do Tocantins.

Pós-graduação e mestrado

Em pronunciamento, o deputado Antonio Andrade prometeu ampliar as atividades da escola, com a previsão de cursos de pós-graduação e mestrado para o próximo ano. "? com satisfação que chegamos até aqui. Nosso objetivo é ampliar esses serviços, através de cursos presenciais ou via nosso site, agora à disposição da comunidade em qualquer ponto do Estado", comemorou.

Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; o diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, desembargador Marcos Anthony Vilas Boas; subprocuradora geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra; o defensor público geral Fábio Monteiro dos Santos; o secretário de Estado da Administração, Edson Cabral de Oliveira; a vice-reitora da Universidade Federal do Tocantins, Ana Lúcia de Medeiros; e a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, Kyldes Vicente.

A Escola

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins foi regulamentada pela Resolução nº 331/2017, de autoria da Mesa Diretora.

Sua missão é oferecer cursos voltados à capacitação técnica nas funções legislativas, especialmente aquelas voltadas à elaboração de leis, estudos sobre matérias orçamentárias, finanças públicas e ao exercício do poder de fiscalização.

Em cooperação com outras instituições de ensino, a Escola também promove complementos de estudos aos servidores em todos os níveis de escolaridade.

Constam em seu programa pedagógico cursos preparatórios para concurso público e para o Enem, cursos de Inglês, Francês e Espanhol, coral, redes sociais e web designer. Todos idealizados conforme a demanda do público-alvo.

Portal

Desenvolvido pela Diretoria de Área da Tecnologia da Informação, o portal foi lançado para dar visibilidade às atividades da Escola do Legislativo, de modo a promover maior alcance a seu público-alvo. Para obter informações sobre a programação, é só acessar o endereço eletrônico www.escola.al.to.leg.br

Lá estão disponíveis os conteúdos fixos, como informações e objetivos institucionais; calendário de eventos; lista de cursos, palestras, seminários e workshops ofertados; banners das instituições parceiras; publicação de editais e normas; galeria; arquivo fotográfico; dados históricos do Poder Legislativo e contatos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente