Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
13/11/2019 - 08h51m

Estado inicia programa de educação ambiental para ensino fundamental

Cleide Veloso/Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação

Com objetivo de capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Estado para os desafios da sustentabilidade e formação de uma consciência cidadã por meio da educação ambiental, o Governo do Tocantins iniciou as atividades do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) por meio de parcerias intersetoriais de órgãos estaduais.

 

Ao longo de três anos, o PAM será desenvolvido com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Tocantins.

 

Nesta terça-feira, 12, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins apontou o trabalho de Educação Ambiental do Instituto, como um dos pilares de incentivo a proteção, preservação e conservação dos recursos naturais. No primeiro encontro com os alunos da Escola Estadual Entre Rios, além do diálogo sobre o bioma cerrado, a turma também realizou uma visita de campo para identificação das árvores, flores e frutos locais.

 

Para Warley Carlos Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, quanto mais cedo for iniciada a conscientização ambiental de crianças e adolescentes, maiores são as chances de alcançar a formação cidadã necessária à preservação dos recursos naturais que compõem os biomas do Estado. Com as contribuições do engenheiro Ambiental Maurício Araújo e do educador Ambiental Fábio Oliveira, na aula da última semana,  buscamos somar esforços ao empenho dos parceiros do Programa.

 

PAM

 

No dia 29 de outubro, o piloto do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) teve início e deve alcançar cerca de 50 alunos da Escola Estadual Entre Rios. Para 2020 a estimativa é de que 5.500 crianças sejam beneficiadas em 40 municípios. Sob temas como, Cidadania e Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, Mudanças Climáticas, o Programa se divide em duas linhas.

 

No PAM 1 o foco são estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com aulas teóricas e lúdicas. Já no PAM 2 são os alunos das séries finais, com aulas teóricas e práticas em diversos espaços, incluindo viveiros. A participação acontece em horários alternados, para não interferir no turno escolar dos estudantes.

 

Execução

O projeto será executado por etapas, até contemplar os 25 mil alunos nos 139 municípios em três anos. Em 2021, o Programa beneficiará mais de 8,5 mil participantes em mais 40 cidades, totalizando 14 mil estudantes em 80 municípios. O PAM conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e da Educação. (Com informações Secom-TO)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente